
O Ceará emplacou quatro filmes na seleção oficial da Mostra Brasil da 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que ocorre de 19 de outubro a 1º de novembro. O evento é um dos mais importantes do gênero na América Latina, e, nesta edição, também exibirá grandes destaques dos festivais de Cannes, Veneza, Locarno e Berlim em sua programação.

O anúncio da seleção foi feito neste sábado (7). Os títulos cearenses selecionados são Estranho Caminho, de Guto Parente; Mais Pesado é o Céu, de Petrus Cariry; Quando eu me Encontrar, de Amanda Pontes e Michelline Helena; e Represa, de Diego Hoefel. Além deles, o estado também estará representado por uma exibição especial de uma cópia restaurada do já clássico Corisco e Dadá (1996), de Rosemberg Cariry.
A escolha destes quatro longas cearenses para a Mostra Brasil não chega a ser uma surpresa. Em comum, os quatro têm uma carreira premiada em festivais nacionais e internacionais, assim como a seleção para algumas das mais relevantes competições cinematográficas dentro e fora do País.
Estranho Caminho recebeu quatro prêmios no Festival de Tribeca (EUA) e já passou por festivais no Egito, Portugal, Espanha, México, Itália e Polônia. Mais Pesado é o Céu saiu de Gramado com quatro Kikitos e foi premiado na Alemanha. Quando eu me Encontrar conquistou dois prêmios no Festival Internacional de Curitiba. E Represa acaba de ser o grande vencedor do Festival de Vitória, de onde levou quatro troféus e uma menção honrosa. Isso para citar rapidamente só parte da laureada trajetória destes filmes.
De estilos e escolas distintas, os quatro longas mostram não só a diversidade do cinema feito no Ceará como a excelente fase por que passa essa produção. Como é de conhecimento público, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo é uma das mais disputadas vitrines de lançamento do cinema brasileiro e latino-americano – se não a mais. Aos incrédulos, uma passada de olhos nos nomes dos demais diretores selecionados para esta edição há de dar a dimensão de tal peso.
Ter quatro longas cearenses na seleção oficial de uma mesma edição da Mostra é um feito a ser registrado e celebrado!