Home Agenda CCBNB Fortaleza promove Virada Cultural, com mais de 50 atrações, a partir desta quinta-feira (15)

CCBNB Fortaleza promove Virada Cultural, com mais de 50 atrações, a partir desta quinta-feira (15)

13 min read
0
0
97

Para encerrar a programação de 2022 de forma mais que especial, o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) Fortaleza realiza uma grande programação a partir desta quinta-feira (15) e domingo (18). É a Virada Cultural do CCBNB, reunindo dezenas de atrações, todas com entrada franca, como em toda a programação do centro cultural. Essa agenda especial de atividades acontece em meio às festividades pelos 70 anos do Banco do Nordeste do Brasil e abrange múltiplas linguagens e mais de 50 artistas de diversas gerações, estilos e linguagens.

A Virada Cultural também homenageia o grande mestre Tarcísio Sardinha, falecido em abril deste ano, aos 58 anos, como uma das maiores referências da música do Ceará para o Brasil. Compositor, multi-instrumentista, arranjador, personagem de Fortaleza, Sardinha dialogou com os mais diversos segmentos musicais, contribuindo com sua generosa arte para o sucesso de artistas de diferentes origens e gerações.

Foto: Divulgação

A Virada Cultura teve início na manhã dessa quinta-feira com o projeto “Conversas Filosóficas” reunindo Felipe Araújo (jornalista, advogado e músico), Altino Farias (proprietário do bar Embaixada da Cachaça) e Vânia Vieira (sócia do Simpatizo Amor de Bar) para debater o tema “Filosofia, Boteco e Cidade”. A atividade acontece no tradicional bar Raimundo dos Queijos, ao lado do CCBNB, na Rua General Bizerril, 151, Centro.

Também nessa quinta-feira, ao meio-dia, no Raimundo dos Queijos, aconteceu o Sarau Choro, Samba e Poesia, com Iann Calíope, Jam Farias, Alisson Félix, Rafael Melo e Maria Vitória”, alternando chorinho e declamação de poemas.

 

Às 19h aconteceu o grande show de abertura da Virada Cultural, Tributo a Tarcísio Sardinha, com Bárbara Sena, violonista, cantora, compositora, filha do mestre Sardinha, e convidados especiais. O espetáculo acontece no Palco Galeria. Bárbara Sena apresenta “Do Fruto à Raíz”, performance musical em que celebra a vida e o legado do mestre. A artista conviveu intensamente por 32 anos com o virtuosismo de seu pai, que foi também seu maior orientador e parceiro na música. A filha destaca as canções de seu pai, apresentando ao público verdadeiras obras-primas de Tarcísio Sardinha, que, não à toa, nasceu no dia da poesia.

O show de Bárbara Sena propós uma escuta mais atenta à poética musical das canções daquele que foi um dos maiores músicos de todos os tempos. No repertório estão parcerias de Tarcísio Sardinha com outros compositores renomados, como Paulinho Pedra Azul (MG) Fernando Rosa, Flávio Paiva, Xico Barreto e Carlitto Matos. Bárbara sobiu ao palco ao lado de amigos parceiros, de vida e de música, dela e do pai: Freitas Filho (acordeom e voz), Saulo Carvalho (guitarra e flauta), Felipe Motta (contrabaixo), Igor Ribeiro (bateria e percussão).

Às 20h se apresentam Edinho Vilas Boas, Fernando Rosa e Juruviara, protagonistas do show “Pra se Misturar”, um dos espetáculos mais aplaudidos da programação musical promovida pelo CCBNB ao longo de 2022. Os três autores, premiados em festivais e que registraram sua obra em diversos discos, mostram suas composições mais influenciadas pela música e pela poesia do Nordeste, com muita personalidade, carga dramática, intensidade poética e musical.

Às 21h a cantora Vannick Belchior se apresenta homenageando seu pai, no show “Das Coisas que Aprendi nos Discos”, recriando no palco clássicos como “Velha roupa colorida”, “Tudo outra vez”, “Como nossos pais”, “Alucinação”, entre outros. O show, também apresentado em diversos espaços ao longo do ano, sempre com lotação e muitos aplausos, tem direção musical do guitarrista Lu D´Sosa.

No intervalo entre os shows se apresenta o DJ Alan Morais, na Escada do CCBNB, com o set de música brasileira fruto do trabalho de um dos grandes pesquisadores e colecionadores de vinis da capital cearense.

Programação da sexta-feira (16)

Na sexta-feira, a Virada Cultural tem às 19h, no Palco Galeria, o projeto “Palco Nosso de Cada Dia”, com shows de Edmar Gonçalves, Pingo de Fortaleza, Marina Cavalcante, Ângela Lopes e Samuel Rocha.

Às 21h, no mesmo palco, tem show de Chambinho do Acordeom, com direção musical de Samuel Rocha. A DJ Ada Porã se apresenta na Escada, nos intervalos entre os shows.

Às 23h acontece o projeto Reggae Women, reunindo shows de Roberta Kaya, Key´lamour, Carú Lina, DJ Manu Star, DJ Indira Marley e o professor Wagner (responsável pela mostra de dança reggae de salão), com direção musical de Carlinhos Nação.

Programação de sábado (17)

No sábado, a programação de teatro Criança e Arte tem início às 14h, com o espetáculo “O Circo de Uma Mulher Só”, da Companhia Itinerante de Malabares, no palco CCBNB. A peça gira em torno da palhaça Florida Pereba, que, cansado do papel de “partner”, se aventura em busca de realizar o sonho de ter o seu próprio espetáculo. Em formato de varieté, o espetáculo conta com pequenos números de música, malabarismo e acrobacia.

Às 17h do sábado acontece o espetáculo “Napoleão”, com o grupo Pavilhão da Magnólia, no palco CCBNB, contando a história de um menino tímido, cheio de futuro, cujo sonho é cantar. A peça fala da infância contemporânea e dos desafios que ela traz à família e à educação. O texto e a direção são de Marcelo Romagnoli.

Às 18h30 de sábado acontece o show de Elizio Cartaxo, no Palco Galeria, precedendo o espetáculo “Música Popular Cearense”, que reúne às 19h Luiza Nobel, Calé Alencar, Charles Wellington, Pedro Falcão, Tatianna Freitas, Tuanny Colaço e Ercília Lima. A direção musical é do multi-instrumentista Alan Kardec. O show acontece no palco Galeria.

Às 21h do sábado acontece o show Blues da Virada, com Raara, Marcelo Justa, Paulo Façanha, Marcus Caffé, Iran BZ, Pantico Rocha, sob direção musical de Hoto Jr. O espetáculo acontece no palco CCBNB.

Às 23h acontece a programação Rock da Virada, reunindo as bandas Corja!, Plastique Noir, Damn Youth e Réu Podre. A direção musical é de Pedro Felipe. Os shows acontecem no palco Garagem.

A DJ Renatinha se apresenta nos intervalos dos shows, no palco Escada.

Programação do domingo (18)

No domingo, último dia de Virada Cultural do CCBNB Fortaleza, a programação tem início às 10h, com o show de Caíke Falcão e Zé Rodrigues, no Palco Galeria.

E segue às 11h, com a oficina Criança e Arte – Momento Malabarístico, com Pedro Bailoni, no palco Galeria. A técnica do malabarismo será apresentada através de jogos e exercícios de coordenação motora com sacos plásticos, evoluindo em seguida para as bolas, de forma individual, em dupla e em grupos, estimulando e desenvolvendo a consciência motora do corpo e possibilitando a interação entre os participantes da oficina.

Serviço:

Virada Cultural do CCBNB

De quinta-feira (15) a domingo (18), no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, Rua Conde D´Eu, 560, Centro.

Entrada franca em todas as atividades.

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Agenda

Deixe um comentário

Verifique também

Caixa amplia prazo para alteração em contrato do Novo Fies

A Caixa prorrogou o prazo para aditamento (alterações) dos contratos do Novo Fies, referen…