
Na última sexta-feira, 14 de fevereiro, um casal cearense entrou para o Guinness World Records com o casamento mais longo da história entre casais de sexo oposto. Manoel Angelim Dino, de 105 anos, e Maria de Sousa Dino, de 101 anos, se casaram no dia 20 de novembro de 1940, em Boa Viagem, a 200 km de Fortaleza. Os cearenses estão juntos há mais de 84 anos. Os dois comemoraram bodas de crisântemo em 2024.
De acordo com o livro dos recordes, atualmente os dois são o casal vivo que tem o matrimônio mais longevo do mundo. O recorde foi registrado em 5 de fevereiro pela LongeviQuest, grupo de pesquisadores que é referência no monitoramento e no mapeamento de supercentenários pelo mundo. A pesquisa foi feita por Iara Souza, Gabriel Ainsworth e Filipe Lopes.
A história do casal
O casal se conheceu quando Manoel tinha 17 anos e Maria, 13, enquanto trabalhavam na agricultura familiar, mas o relacionamento começou anos após os primeiros contatos.
No começo, a relação não era bem-vista pela família de Maria. A mãe de Maria não aprovou o relacionamento, mas o pai condicionou sua aprovação a um desafio: Manoel teria de construir uma casa para os dois em um ano. Manoel, com objetivo de conquistar a confiança dos sogros, construiu a casa que ficou pronta antes do prazo determinado pelo futuro sogro.
Quando se casaram, Manoel tinha 21 anos de idade e Maria, 17. Os dois iniciaram a vida conjugal como um casal que trabalhava lado a lado no cultivo e venda de tabaco para o sustento da família que crescia.
Atualmente, o casal mais que centenário vive dias tranquilos, na casa que foi construída pelos filhos e netos para que tenham conforto adequado à idade. Uma das netas do casal, Valéria Angelim, que é vizinha, cuida de Maria e Manoel com a ajuda de um filho, bisneto do casal.
O casal criou 13 filhos e hoje têm 55 netos, 54 bisnetos e 12 tataranetos.