Home Agenda CAIXA Cultural Fortaleza apresenta exposição 50 anos Ferreira de Arte

CAIXA Cultural Fortaleza apresenta exposição 50 anos Ferreira de Arte

6 min read
0
0
20

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta a exposição 50 Anos Ferreira de Arte, com obras do artista plástico pernambucano José Ferreira de Carvalho. A mostra inédita na cidade comemora meio século de dedicação à arte por Ferreira e revela várias fases do artista em diversos períodos estilísticos nas 50 obras que estarão expostas. A abertura da exposição acontece no dia 6 de fevereiro às 19h, e tem acesso gratuito.

A mostra traz um recorte de obras de José Ferreira de Carvalho em seis períodos estilísticos nas séries: Naif; Eu e os Mestres; Cerâmicas; Satye, Abstrata e Amazônia, retratando várias fases de produção, e mostrando as várias técnicas que Ferreira utiliza para interpretar seus pensamentos concretizados em suas telas, painéis, cerâmicas, louças e desenhos.

As obras transmitem as mais diversas sensações através de traços marcantes em cores fortes e reproduzem as interpretações únicas, culturais e estilísticas de Ferreira por meio das telas e esculturas. A curadoria da exposição é do desenhista e restaurador Fernando Guimarães Tavares Júnior, que comenta que “nesses trabalhos, as cores vibrantes saltam aos nossos olhos e é facilmente comparável a um show pirotécnico.” O curador afirma ainda que as obras do artista evidenciam os mais sinceros registros de uma sociedade tipicamente nordestina como feiras, danças, jogos e brincadeiras infantis.

Foto: Divulgação

Sobre o artista

José Ferreira de Carvalho, conhecido simplesmente por Ferreira, é pernambucano, já foi jogador futebol, e começou a pintar a pedido do seu pai, que, doente, e vendo o filho dedicar muito tempo da sua vida a ele, orientou Ferreira a comprar uma tela e tinta. Ferreira acolheu o pedido do pai e virou um artista plástico que passeia por várias linguagens.

Autodidata, iniciou os seus primeiros desenhos em 1964. Frequentou a Escolinha de Artes, Atelier Livre e a Escola de Belas Artes da Universidade de Pernambuco, e em novembro de 2022, entrou para a Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura, assumindo a titularidade da cadeira n.º 31 com privilégio de ser patroneada por Ademir Martins.

O artista já morou e expôs na França, e entre as dezenas de exposições, sua obra já percorreu por cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Brasília, João Pessoa, Maceió, Recife e Olinda, além de países como França e Portugal.

Serviço

[Artes Visuais] 50 Anos Ferreira de Arte

Local: CAIXA Cultural Fortaleza. Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema

Abertura da exposição: 6 de fevereiro, terça-feira, às 19h.

Visitação: 7 de fevereiro a 7 de abril de 2024

Horários: de terça a sábado, das 10h às 20h. Domingos e feriados, das 10h às 19h

Entrada Gratuita

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Agenda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − dez =

Verifique também

Prêmio RioMar Mulher 2024: conheça as 10 personalidades reconhecidas da 8ª edição

“A conquista de uma abre caminhos pra todas” é o slogan da 8ª edição do Prêmio RioMar Mulh…