Home Negócios Cachaça brasileira tem acesso ao mercado australiano ampliado

Cachaça brasileira tem acesso ao mercado australiano ampliado

2 min read
0
0
113

Símbolo do Brasil, a cachaça tem seu acesso ao mercado australiano ampliado. A Austrália flexibilizou a norma alfandegária que limitava a exportação de cachaça do Brasil ao país, segundo informações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A decisão foi informada ao governo brasileiro na terça-feira (19).

“O governo brasileiro recebeu com satisfação o anúncio feito pelo governo australiano, no último dia 19 de março, acerca da flexibilização de norma alfandegária que limitava a entrada de cachaça brasileira naquele país”, destacou o Mapa.

Para que bebidas destiladas à base de cana-de-açúcar, como a cachaça, ingressassem no mercado da Austrália, era necessário que passassem por processo de envelhecimento em barril de madeira por, no mínimo, dois anos, exigência que não condizia com a tradicional produção da cachaça não envelhecida no Brasil.

A fim de garantir acesso ao mercado australiano, o governo brasileiro promoveu negociações com a Austrália em âmbito bilateral, em encontros de altas autoridades e por meio de gestões da Embaixada em Camberra, e na OMC.

“Ampliam-se, dessa forma, as oportunidades de negócios para os produtores e exportadores brasileiros de cachaça no mercado australiano. Em 2023, o Brasil exportou mais de US$ 20 milhões em cachaça para cerca de 100 países”, destacou o Mapa.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Negócios

Deixe um comentário

Verifique também

Receita Federal apreende 1.200 comprimidos de ecstasy em Fortaleza

Na manhã desta segunda-feira (19), durante operação de rotina da Divisão de Repressão da R…