
Corpo solto é a palavra de ordem neste fim de semana na Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.
Na sexta-feira (17), é a vez de embarcar nas emoções da seleção musical da festa A Noite Mais Triste do Mundo, que chega com a edição especial Tristeza Trans.
O equipamento recebe no sábado (18) uma das etapas seletivas da competição nacional de funk Disputa Nervosa, com aulão aberto de Passinho de BH e participação de DJs do coletivo Baile de Favela. Com etapas em outras sete capitais, a Disputa vai reunir candidatos ao título de melhor dançarino de funk do país.
No domingo (19), a cantora cearense Mel Mattos faz show em homenagem ao Pessoal do Ceará na primeira edição do Encontro de Cultura Alimentar do Mercado AlimentaCE. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, com entrada por ordem de chegada até atingir a capacidade do espaço. A programação terá acessibilidade em Libras.
A Noite Mais Triste do Mundo traz edição especial para o público trans nesta sexta-feira (17)
Em alusão ao mês da visibilidade trans, na sexta (17), de 18h às 22h, o palco da Estação recebe a discotecagem de Monstrava, Fuga e Viúva Negra com uma seleção das melhores músicas tristes e nostálgicas para embalar o público na edição especial Tristeza Trans da festa A Noite Mais Triste do Mundo. A noite também conta com shows de Makem e Moon Kenzo. O projeto acontece desde 2019, com o objetivo de promover uma experiência transformadora que toca diretamente a alma e desperta uma variedade de emoções profundas no público.

No sábado (17), a Estação das Artes recebe a etapa seletiva em Fortaleza da Disputa Nervosa Nacional, uma batalha de funk que vai escolher o melhor dançarino do país. A programação começa às 17h, com um Aulão de Passinho de BH, e às 18h acontece um aquecimento com o coletivo Baile de Favela, uma experiência artística que une música, dança e performance, exaltando a potência cultural das periferias de Fortaleza.
Às 18h30 começam as disputas, que serão divididas em fases eliminatórias, onde os dançarinos duelam em rodadas de três apresentações alternadas de 40 segundos cada uma. O campeão de cada cidade ganha R$ 800, um troféu e passagem para disputar a final que acontece em agosto em Belo Horizonte. O vencedor nacional receberá um prêmio de R$ 15 mil. A noite encerra com bailão puxado pelo coletivo Baile de Favela, de 20h30 às 22h.
A competição é uma realização do projeto Favelinha na Estrada, criado em 2016 pelo Centro Cultural Lá da Favelinha, em Belo Horizonte, com a intenção de fortalecer e difundir a cultura do passinho do funk. Outras etapas acontecerão em mais sete capitais brasileiras (Rio de Janeiro, Porto Alegre, Manaus, São Paulo, Salvador, Recife e Belo Horizonte).

Grandes nomes da música popular cearense serão homenageados pela cantora Mel Mattos no domingo (19), com apresentação integrando a programação do I Encontro de Cultura Alimentar do Mercado AlimentaCE. De 13h às 14h30, ela traz o show “Pessoal do Ceará”, no qual revisita canções de seus dois álbuns (O Retratista e Démodé) e faz uma homenagem a artistas e compositores cearenses que influenciaram sua trajetória musical. Fazem parte do repertório sucessos de Ednardo, Fagner, Belchior, Amelinha, Mona Gadelha, Pantico Rocha e outros.
Também se apresenta a artista Sy Gomes, de 11h30 às 12h, com a performance “Cultivarei um Lugar”, que utiliza a metáfora da planta (vida vegetal) para explorar a resiliência e a busca por identidade da comunidade trans e travesti. Ao comparar a vida de uma travesti a de uma planta que floresce em condições adversas, a obra convida o público a refletir sobre os desafios e a beleza da experiência travesti.
A programação do Encontro conta ainda com Feira de Empórios, Feira Agroecológica e Casa dos Saberes, que permanecem de 10h às 15h. De 10h30 às 12h, acontece uma visita mediada às hortas do Complexo Cultural Estação das Artes e, para as crianças, o Mercado Miudinho com atividades infantis. De 10h30 às 11h30, a roda de conversa “Cajuína como patrimônio cultural imaterial” tem a participação do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará (Copam).
Serviço
Estação Férias | Janeiro de 2025
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita.
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em
recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara
Programação detalhada da semana: dias 17 a 19 de janeiro
Sexta-feira (17)
18h às 22h – A Noite Mais Triste do Mundo, com DJs Monstrava, Fuga, Viúva Negra e shows de Makem e Moon Kenzo.
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
Sábado (18)
17h – Aulão de Passinho de BH
17h30 – Credenciamento dos competidores
18h – Aquecimento com Baile de Favela
18h30 – Disputa Nervosa Nacional
20h30 às 22h – Bailão com Baile de Favela
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
Domingo (19)
I Encontro de Cultura Alimentar do Mercado AlimentaCE
10h às 15h – Feira de Empórios, Feira Agroecológica e Casa dos Saberes
10h30 às 11h30 – Roda de conversa: Cajuína como patrimônio cultural imaterial
10h30 às 12h – Visita Mediada às Hortas no Complexo Cultural Estação das Artes
10h30 às 12h – Mercado Miudinho
11h30 às 12h – Performance Sy Gomes “Cultivarei um Lugar”
13h30 às 15h – Show “Mel Mattos canta o Pessoal do Ceará”
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre