
A praia do Mucuripe, cujo nome já inspirou canções e que carrega até hoje a tradição da pesca artesanal, vem sendo transformada para dar uma melhor experiência para banhistas, visitantes, pescadores e comerciantes, que têm o pescado como principal atividade econômica. Para isso, a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) deu início nesta quinta-feira (21), às obras das novas guarderias da Beira-Mar.
O projeto irá instalar 18 guarderias em pontos estratégicos da avenida, na faixa de praia entre a estátua de Iracema e o Mercado dos Peixes, para garantir o ordenamento das atividades, manutenção e acomodação correta das embarcações dos pescadores que atuam na Praia do Mucuripe.
Os novos espaços contarão com três modelos distintos, como: guarderias cobertas e fechadas com armários para armazenamento de ferramentas (4), guarderias abertas para abrigar as embarcações em manutenção, com espaço para marceneiros náuticos realizarem reparos (10) e guarderias com pergolado e piso em concreto para a atividade de despesca (4).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/i/5/okztBdRNyNgd8PdRJN6Q/17-03-2021-maquete-guarderia.jpeg)
As guarderias vão possibilitar mais organização e garantir uma melhor infraestrutura para os pescadores.
“As novas guarderias foram idealizadas para oferecer melhores condições de trabalho para os pescadores, além de possibilitarem o compartilhamento democrático dos espaços para banhistas, velejadores e pescadores”, acredita Samuel Dias, secretário da Infraestrutura.
Orçadas em R$ 2,3 milhões, as obras para a construção das guarderias devem ter duração de até 10 meses.