Home Cultura Atrações da Alemanha, Portugal e EUA estarão no 22° Festival Internacional de Dança de Fortaleza

Atrações da Alemanha, Portugal e EUA estarão no 22° Festival Internacional de Dança de Fortaleza

10 min read
0
0
317

Um dos maiores eventos de dança do país está perto de abrir suas cortinas e mostrar na capital do Ceará, todo talento de bailarinos profissionais e amadores do Brasil e do mundo. Trata-se do 22° Fendafor – Festival Internacional de Dança de Fortaleza, que acontece de 23 de junho a 3 de julho, no Theatro José de Alencar, e inicia sua maratona de apresentações e cursos, em diversos gêneros como Jazz, Ballet Clássico Livre, Clássico de Repertório, Estilo Livre, Contemporâneo, Jazz, Danças Populares, Sapateado, Danças Urbanas, Dança do Ventre, Dança de Salão, e nas diferentes categorias, como Baby, Pré, Infantil, Juvenil, Avançado, Experimental e Master.

Grupos e bailarinos da Alemanha, EUA e Portugal e 17 estados brasileiros como Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Maranhão, Espirito Santo, Pará, Pernambuco, Sergipe, Rondônia, Roraima, Minas Gerais, Piauí, Amazonas, Alagoas, Paraná e Santa Catarina estarão se apresentando, sendo um programa imperdível para toda a família.

Apresentações e competições que dão prêmios em dinheiro, bolsas de estudo em renomadas escolas de dança, passagens aéreas e participação em festivais nacionais e internacionais, fazem do Fendafor o local de realização de sonhos de artistas que buscam novas oportunidades.

As inscrições para a mostra competitiva do Fendafor estarão abertas até o dia 10 de junho, podendo encerrar antecipadamente a data final, caso as vagas sejam preenchidas. O evento tem a direção geral de Janne Ruth e artística de Atenita Kaira. O Fendafor conta com duas mostras, a primeira a Mostra Internacional de Dança, essa conta com o Apoio Institucional da Enel Distribuidora do Ceará, através da Lei Mecenas, do Governo do Estado do Ceará – Secretaria da Cultura. Conta ainda, com um corpo docente de grandes nomes e pensadores do mundo da dança, tanto do cenário nacional como internacional.

O festival propõe a montagem de um panorama de dança no Ceará, apresentando uma programação que permita o diálogo entre bailarinos, coreógrafos e grupos oriundos de diversas localidades, proporcionando um momento único de intercâmbio cultural. Outro aspecto fundamental são os programas de formação de plateia, permitindo o acesso da população à dança, por meio de sessões gratuitas, ou baixo custo, através da parceria com instituições públicas e privadas de ensino regular e projetos sociais.

Programação:

No dia 23 de junho, data da estreia para convidados, haverá apenas uma sessão, começando às 18h30, nos jardins do TJA, com a entrega do Troféu Fendafor de reponsabilidade social/cultural, prêmio esse patenteado pelo Festival desde a primeira edição no ano 2000 concebido para personalidades que incentivam a dança e a cultura no Ceará, no Brasil e no mundo.

Uma novidade da edição deste ano é o Troféu Guivalde Almeida, novidade desta edição do Fendafor, que também será entregue no primeiro dia do evento, uma homenagem ao Grande Mestre do Ballet Clássico de São Paulo, que nos deixou precocemente. Esse Troféu passa a fazer parte do Fendafor e será concebido para grandes destaques do Ballet Clássico.

Em seguida haverá apresentações no palco principal com convidados nacionais e internacionais, e a noite termina com uma confraternização e show de humor no anexo do Theatro, a partir das 21h para convidados e parceiros. Nos dias 24 e 25 de junho as apresentações começam às 17h, com mostras de dança desde o infantil até o adulto, com bailarinos inscritos de todo o Brasil. Logo após, às 19h, grupos inscritos e convidados da Mostra Internacional de Dança começam as suas apresentações para o público.

De 26 a 2 de julho acontecerão mostras competitivas e também os cursos, que iniciam já no dia 24 de junho até o dia 02 de julho. Pensando no deslocamento de bailarinos, todos os cursos serão concentrados no Theatro José de Alencar. Os bailarinos cearenses tem direito a um curso grátis e as inscrições estão no site do Festival sendo 21 opções nos mais diversos gêneros da dança.

Nos Jardins do TJA estará acontecendo, em todos os dias do evento, o Mercado da Dança, com apresentações gratuitas e diversos stands de lojas com produtos destinados a bailarinos, praça de alimentação, secretaria do evento, área de convivência e ao final do Festival serão promovidos algumas festas para bailarinos. O Mercado da Dança que tem entrada franca e terá muitas surpresas durante os 11 dias de Festival.

De acordo com Janne Ruth, a proposta do Fendafor desde a primeira edição foi popularizar as artes cênicas do Ceará, colocando o estado na cena da dança nacional. “Hoje tudo isso foi alcançado, pois todos os estados do Brasil e muitos países do mundo já estiveram no nosso festival. Cada vez mais sendo fortalecido, inclusive, devido aos festivais online, pois aqueles que não conheciam de perto, passaram a conhecer a organização impecável dos festivais online.

Serviço:

FENDAFOR 2022

Festival Internacional de Dança de Fortaleza

De 23 de junho a 3 de julho

Theatro José de Alencar

Informações: www.fendafor.com.br

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =

Verifique também

Theatro Via Sul recebe espetáculo do Peter Pan

Uma aventura na Terra do Nunca: Acredite nos seus sonhos! Esse clássico ganhará uma montag…