Home Cultura Arte indígena cearense é apresentada na Bienal Internacional Révélation na França

Arte indígena cearense é apresentada na Bienal Internacional Révélation na França

6 min read
0
0
23

O design e o artesanato do Ceará estarão na França nesta semana. Dois designers e artistas cearenses foram selecionados para participar da edição de 2025 da Bienal Internacional Révélation, um dos mais prestigiados eventos internacionais de arte, design e artesanato contemporâneo, que acontece de 21 a 25 de maio em Paris, na França.

Rodrigo Tremembé e Armênia Rocha embarcam para a capital francesa para apresentar a arte indígena e o artesanato cearenses, sob curadoria da KUYA — Centro de Design do Ceará e da Central do Artesanato do Ceará (CeArt). A participação deles no evento foi possível graças a uma articulação do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e da Secretaria da Proteção Social, com o Consórcio Nordeste e o Ateliers d’Art de France, que organiza a bienal.

A Bienal Internacional Révélation reúne arte, design e artesanato francês e internacional. É a primeira participação do Brasil no evento e seis artistas nordestinos representarão o País na França. Eles apresentarão seus trabalhos ao lado de representantes de outros 17 países no espaço “La Banquet” do salão, reservado a peças de artesanato.

Mais de 300 expositores de todo o mundo participam da Bienal. A presença de paraibanos, pernambucanos e cearenses acontece durante a Temporada Brasil-França 2025, que marca os 200 anos das relações bilaterais entre os dois países.

A Bienal Révélations tem como proposta central valorizar práticas artísticas de excelência, inovação e diversidade cultural. A presença de artistas indígenas e nordestinos no evento reforça a pluralidade da arte brasileira e sua capacidade de dialogar com o mundo a partir de raízes profundas e origens diversas.

A participação das artes e da criatividade cearense na “Temporada Brasil-França 2025” reforça importantes parcerias do Governo do Ceará, por meio de seus espaços públicos de cultura, com instituições do país europeu. O intercâmbio promovido pela Secretaria da Cultura do Ceará contempla diferentes expressões artísticas de nossa gente.

A presença da KUYA na Bienal Internacional Révélation é uma das três ações de intercâmbio com o país europeu que terão a participação do centro de de design ao longo deste ano. O espaço da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante, também estará na 13ª edição da Biennale Internationale Design Saint-Etienne, entre 26 e 30 de maio de 2025.

A KUYA articula com a Prefeitura Municipal de Fortaleza e a Universidade Federal do Ceará (UFC) uma visita estratégica que visa fortalecer a relação de rede e estabelecer o vínculo entre as duas cidades reconhecidas pela UNESCO como Cidades Criativas do Design: Fortaleza e Saint-Etienne.

A ação prevê a vinda de uma delegação de designers franceses a Fortaleza para compartilhar experiências e realizar trabalhos em colaboração entre KUYA, curso de Design da Universidade Federal do Ceará, Citê du Design e da School of Art and Design de Saint-Étienne. O fruto disso será uma exposição durante o Festival KUYA de Design Sul-Americano, em setembro deste ano.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cultura
Comentários estão fechados.

Verifique também

Especialista alerta para os riscos do uso de conservantes caseiros em alimentos

Nos últimos anos, o interesse por alimentos livres de aditivos químicos tem crescido entre…