Home Geral Após pedido da família, criança internada no Hias ganha cerimônia de batizado

Após pedido da família, criança internada no Hias ganha cerimônia de batizado

4 min read
0
0
11

A pequena Maria Heloíse, paciente de um ano, internada na Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), ganhou uma cerimônia de batizado. Realizado em 28 de março, o ato simbólico ocorreu no próprio equipamento e reuniu profissionais de saúde, familiares e religiosos em um gesto de fé e amor.

A ideia do batizado surgiu a partir de uma reunião entre a equipe de saúde da unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e os acompanhantes da pequena. “Somos uma família católica, e poder batizar minha filha, mesmo internada, é uma grande emoção e realização. Eu tinha esse desejo há muito tempo no meu coração”, compartilhou Joyce Fernandes, mãe da bebê.

“Ao cuidar de um paciente, não o vemos apenas como um número de prontuário, mas como uma pessoa com uma história que vai além do diagnóstico e do ambiente hospitalar. Em contextos de internação prolongada é essencial proporcionar momentos como este, que ajudam a reconstruir a biografia que a família deseja para a criança”, explicou Beatriz Dias, assistente social do Hospital.

A cerimônia, contou com a presença de mais 12 parentes, todos de Fortim, a 132,4 km de Fortaleza. Para que o evento fosse possível, toda uma logística foi planejada, incluindo os cuidados com a saúde de Maria Heloíse, o conforto para os familiares e a escolha de um dia sem chuva.

“Minha família é muito unida, e sempre posso contar com eles. Em momentos como este, não seria diferente. Fiquei imensamente grata a cada um que esteve aqui para celebrar o batizado da minha filha”, concluiu a mãe emocionada.

Pais celebram batizado de Maria Heloíse Foto: Levi Aguiar

Cuidado integral

A pediatra da pequena, Juliana Fontes, lembra que Maria Heloíse foi internada, em outubro de 2024, com miocardiopatia dilatada e encefalopatia por parada cardiorrespiratória. A pequena precisou ser traqueostomizada (abertura feita diretamente na traqueia para facilitar a respiração) após complicações e piora da função cardíaca.

“Diante da longa permanência hospitalar e da complexidade do quadro clínico, percebemos que seria importante para toda a família, que é muito católica, o momento do batismo. Organizamos a ação com o objetivo de promover um cuidado integral, considerando o bem-estar físico, social, psicológico e espiritual da criança e dos acompanhantes”, detalha a médica.

Familiares e trabalhadores do Hias estiveram presentes na ocasião – Foto: Levi Aguiar
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Geral

Deixe um comentário

Verifique também

Operação do Teleférico do Complexo Ambiental Caminhos do Horto retorna nesta quarta-feira (30)

O retorno do funcionamento do Teleférico do Complexo Ambiental Caminhos do Horto aconteceu…