
A Air Canada pode no futuro iniciar operações no Brasil fora da capital paulista, com Fortaleza e Rio de Janeiro sendo as principais candidatas. Durante uma apresentação para investidores realizada no último dia 17 de dezembro, a companhia aérea canadense detalhou os seus planos futuros de frota e rota, que incluem voos ultralongos (mais de 14 horas de duração).
Enquanto os destinos mais longínquos não foram revelados, a empresa deu indícios de que pretende aumentar sua capacidade na América Latina, que hoje representa 10% dos assentos ofertados pela companhia canadense.
Num mapa colocado na apresentação, a Air Canada colocou as cidades brasileiras de Fortaleza e Rio de Janeiro como “oportunidades de crescimento internacional”. Estas cidades estão listadas junto de Lima e Dakar, que devem ser os destinos mais ao sul que a companhia pretende operar com o novo A321XLR da Airbus.
Vale ressaltar que a Air Canada deixou claro que “as cidades mostradas são ilustrativas e a operação nela está sujeita a uma robusta análise financeira e operacional”. Desta maneira, qualquer data pretendida para início de novas rotas não foi divulgada pela companhia.
Em 2014, a Air Canada chegou a ter um voo direto de Toronto para o Rio de Janeiro, operado três vezes por semana com o Boeing 767-300ER, mas que foi descontinuado em 2016 pela baixa demanda após as Olimpíadas de Verão daquele ano.