Home Geral Águas do Rio São Francisco chegam ao Ceará nesta segunda-feira (4)

Águas do Rio São Francisco chegam ao Ceará nesta segunda-feira (4)

4 min read
0
0
35

As águas da Transposição do Rio São Francisco começam a chegar ao Açude Castanhão, que abastece os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, nesta segunda-feira (4), com uma vazão de 6,5m³ por segundo. A medida, considerada estratégica diante da previsão de cenário de chuvas abaixo da média no Estado, foi solicitada pelo governador Elmano de Freitas (PT) ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O volume de água chega ao Castanhão dentro do prazo estipulado inicialmente, de 15 a 20 dias desde a liberação.

A partir do acionamento da comporta, no município de Missão Velha, no Cariri, as águas percorreram um total de 300 km até o açude Castanhão, passando pelo Riacho Seco, Rio Salgado e Rio Jaguaribe. O secretário dos Recursos Hídricos (SRH), Robério Monteiro, destaca que a ação beneficia cerca de 4,5 milhões de cearenses.

“A transferência de água, que ocorreu dentro do tempo previsto por conta do solo úmido e a presença de água corrente no percurso até o Castanhão, representa um aumento na garantia hídrica humana da Região Metropolitana de Fortaleza, além da melhora na oferta de água para a atividade produtiva rural do Vale do Jaguaribe”.

Segundo dados do Portal Hidrológico, as águas da transposição se somaram às chuvas que atingiram todo o Ceará durante o mês de fevereiro. O município de Alto Santo, onde o reservatório está localizado, registrou acumulado médio de 215.2 mm ao longo do último mês, um desvio positivo de 100,8% em relação ao normal (107,2 mm), conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Segundo a SRH, isso causou o aumento do aporte do Açude Castanhão, que está com 24,71% (1.655,26 hm³) de recarga, a maior desde o 7 de dezembro de 2023. O abastecimento também é 4,99 pontos percentuais acima do registrado em 4 de março do ano passado: 19,72%.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + dezenove =

Verifique também

Rede Cuca Vôlei embarca para Goiânia nesta terça (16) em busca de uma vaga na final da Superliga B

O time cearense enfrenta novamente o Neurologia Ativa, que levou a melhor na primeira disp…