
Com um enredo em homenagem ao São João de Maracanaú, no Ceará, conhecido com o “Maior São João do Mundo”, a Acadêmicos de Niterói sagrou-se a campeã da Série Ouro e conquistou o acesso à elite das escolas de samba do Rio de Janeiro em 2026.
O samba-enredo “Vixe Maria” levou a história do festejo popular e os principais elementos da cultura das quadrilhas locais e tradição nordestina para avenida. Com um desfile marcado por cores vibrantes, figurinos típicos e a fusão entre o samba e os ritmos juninos, a Acadêmicos de Niterói conquistou os jurados e garantiu sua vaga no Grupo Especial para o próximo ano.
O enredo destacou a grandiosidade do São João de Maracanaú, reconhecido nacionalmente por sua programação cultural e pela preservação das tradições populares. A vitória reforça a conexão entre diferentes expressões culturais do país e celebra a riqueza do folclore nordestino no maior palco do carnaval brasileiro.
O resultado da apuração foi divulgado nesta quinta-feira (6) em um hotel na Barra da Tijuca. Esta é a primeira vez que a Acadêmicos conquista o acesso ao Grupo Especial. A agremiação desfilou no último dia 1º, no sábado de Carnaval.

A classificação final da Série Ouro desse ano teve como cinco primeiras colocadas, além da campeã, Estácio de Sá, Porto da Pedra, União da Ilha e União de Maricá.
As duas últimas colocadas – São Clemente e Tradição – foram rebaixadas para a Série Prata, que desfila na Estrada Intendente Magalhães, no Campinho, zona norte.

Por causa do incêndio em uma fábrica de fantasias ocorrido no início de fevereiro, as escolas Império Serrano, Unidos de Bangu e Unidos da Ponte não puderam concorrer ao título, nem foram rebaixadas. Elas foram as principais afetadas. Ou seja, apenas 13 das 16 escolas de samba foram avaliadas.
Ao contrário do que aconteceu no ano passado, quando Botafogo Samba Clube e Tradição subiram da Série Prata, apenas uma escola da terceira divisão vai subir para a Série Ouro em 2025.

Avaliação
Trinta e seis jurados ficaram responsáveis por avaliar nove quesitos das escolas de samba que desfilaram na sexta-feira e no sábado de carnaval, com quatro jurados para cada quesito.
Antes da leitura das notas, foram anunciadas as punições. Botafogo Samba Clube perdeu um décimo por falha mecânica em uma alegoria, que causou separação e excedeu o limite máximo permitido de alegorias.

A Tradição perdeu um décimo por utilizar a logo de outra agremiação em alguns instrumentos. E União de Maricá foi punida em um décimo por avançar área de concentração sem autorização.
A Inocentes de Belford Roxo e a União Parque Acari perderam um décimo cada por excederem o tempo máximo de desfile em um minuto. E a Em Cima da Hora perdeu dois décimos por exceder o tempo máximo em dois minutos.

Samba-enredo da escola campeã
“A Lua branqueada alumia
Sob a luz traz a magia
Pra enfeitar um lindo céu
Teria a Europa como lar
Ou viera revelar
O herdeiro de Isabel
Balancê de fogo
É fogueira de festeiro
Dá a vida por luzeiro
Anuncia a voz divina
Do velho mundo a boa nova introduziu
Os acordes populares que incendeiam o Brasil
Toca a sanfona, sou raiz caipira
A cultura que inspira o maior São João
Xadrez e palha que veste homem, mulher
Vai passar na avenida
A festa do arrasta-pé
Explodem cores e sabores dessa terra
Alimentam de folclore e percorrem o país
São tradições que vestem nobres brasileiros
Somos todos quadrilheiros a honrar nossa matriz
Santo Antônio dê meu par
Padim Ciço estou de pé
É São Pedro o pai do tempo
Guia o povo São José
Eis o que vem de berço
Devoção à fé junina
Visto amor e saio à rua
Pra viver a minha sina
Vixe Maria é chegada nossa hora
Em Niterói é forró corpo de mola
Céu de estrelas, chão de gente nordestina
Dança quadrilha, segura a saia menina”.