Home Economia Pequenas e médias empresas ocupam 90% dos negócios globais

Pequenas e médias empresas ocupam 90% dos negócios globais

5 min read
0
0
104

As pequenas e médias empresas respondem por cerca de 90% dos negócios do mercado global. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), essas iniciativas estão ligadas, ainda, a mais de 60% das vagas e metade do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.

Diante disso, o Banco Mundial ressalta que serão precisos 600 milhões de novos empregos até 2030 para absorver o crescimento da força de trabalho global, o que se torna uma prioridade para muitos governos. Nisso, nos mercados emergentes, a maior parte dos postos de trabalho vem de organizações médias, que absorvem sete de cada 10 contratações.

À vista disso, a ONU chama a atenção para o fortalecimento dos pequenos negócios, uma vez que ajuda a combater a pobreza, a criar vagas e a salvaguardar a subsistência de milhões de pessoas. Para tanto, destaca também o acesso à informação e a capacitação de colaboradores como prioridades, especialmente no mundo corporativo.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) reforça que as capacitações devem estar nas pautas das empresas, envolvendo avanços tecnológicos, mudanças climáticas e demográficas, globalização, geopolítica e impactos. Nesse âmbito, de forma pontual, o órgão exemplifica que 57% das empresas do setor têxtil e de confecção, no mundo, enfrentam dificuldades para encontrar as qualificações de que precisam para inovar.

Para tal, a ONU enfatiza que cúpulas e eventos se mostram como meios para formação e capacitação tanto de líderes quanto de colaboradores. Um deles é a 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), entre os dias 6 e 18 de novembro, em Sharm el-Sheikh, no Egito. Nesta edição, líderes mundiais debatem o tema “Juntos para a implementação” e impulsionam a ambição pelo alcance da meta do Acordo de Paris, de limitar o aquecimento global para abaixo de 2°C. O encontro relaciona, ainda, visões de empresários e apresenta caminhos para corporações.

Da mesma forma, a OIT, além das Conferências Internacionais do Trabalho, realizadas anualmente, promove formações e oferece acesso a formações para líderes corporativos.

O fundador e principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), Daniel Maximilian Da Costa, compartilha da ideia de que as organizações devem investir em treinamentos e encontros de networking para um avanço contínuo da qualidade tanto dos líderes quanto da equipe. Com exemplo, ele cita a 16ª edição do Quality Festival, evento que reunirá mais de 150 empresas brasileiras, além de empresários de diferentes países da América Latina, na Cidade do Panamá, entre 22 e 24 de novembro.

“Hoje, os empresários, inclusive os que respondem pelas pequenas e médias empresas, precisam estar atentos à aplicação das práticas ESG, conceito de metaverso, reputação corporativa e mudanças climáticas. Esses eventos e cúpulas internacionais são grandes oportunidades para troca de experiências e geração de negócios”, finaliza.

Pequenas e médias empresas ocupam 90% dos negócios globais

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Economia

Deixe um comentário

Verifique também

RioMar Kennedy recebe show cover de Lady Gaga neste sábado (10)

Após reunir mais de 2,1 milhões de pessoas na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no ú…