Home Educação Ceará se destaca na produção de rações com empresas especializadas e demanda em alta

Ceará se destaca na produção de rações com empresas especializadas e demanda em alta

3 min read
0
0
24

O mercado de rações no Ceará segue em expansão, acompanhando o crescimento observado em todo o Brasil. Em 2024, a produção nacional foi estimada em 91 milhões de toneladas, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), registrando aumento de 2,7% em relação ao ano anterior. No estado, empresas associadas ao Sindialimentos impulsionam essa cadeia com atuação estratégica em nichos específicos como avicultura, suinocultura, equinocultura e o segmento pet, este último em plena ascensão.

A diversidade dos mercados consumidores — que abrange frangos de corte, galinhas poedeiras, suínos, bovinos de corte e leite, equinos, aquacultura e animais domésticos — exige soluções cada vez mais específicas e técnicas. Para atender às novas exigências das empresas do setor e garantir o desempenho zootécnico dos animais, muitas empresas têm apostado em inovação, personalização e atendimento técnico qualificado. Indústrias como Integral Mix, Samaria Rações, Nutrivil e Agromix, com forte presença regional e muitos anos de experiência, essas empresas investem na modernização dos processos produtivos, na rastreabilidade, em pesquisas e até em sustentabilidade, como no uso de energia solar e automação.

A crescente demanda por rações no Ceará, especialmente no setor pet, reflete um consumidor mais atento à qualidade dos produtos e ao bem-estar animal. Ao mesmo tempo, o setor enfrenta desafios como a alta no custo dos insumos, a concorrência acirrada e a necessidade de constante atualização tecnológica — temas que vêm sendo acompanhados de perto pelo Sindialimentos.

“O setor de rações é estratégico para a cadeia produtiva de alimentos no Ceará, pois garante o desempenho e a saúde animal em diversas atividades, da avicultura ao mercado pet. Temos empresas com longa trajetória e forte compromisso com qualidade, inovação e sustentabilidade, o que nos coloca em posição de destaque regional”, afirma Isaac Blay, presidente do Sindialimentos.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Educação
Comentários estão fechados.

Verifique também

Declaração do IR: Uece realiza mutirão de atendimento gratuito neste sábado (24)

Neste sábado, 24 de maio, das 14h às 18h, o Terrazo Shopping, no Eusébio, será ponto de at…