Home Cidade Cearenses podem destinar parte do Imposto de Renda para projetos que apoiam crianças e adolescentes

Cearenses podem destinar parte do Imposto de Renda para projetos que apoiam crianças e adolescentes

9 min read
0
0
19

Até 30 de abril, os cearenses que declararem, e precisarem pagar o Imposto de Renda, poderão doar até 3% desses valores para o Fundo Estadual para a Criança e o Adolescente (Feca). Os recursos se destinam a programas de proteção especial à criança e ao adolescente em situação de risco pessoal e social, além de projetos de assistência social.

Secretária-executiva do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedca), Conceição Nunes explica que a destinação de parte da restituição do Imposto de Renda é uma forma legal e segura de ajudar e incentivar projetos sociais e culturais do Estado, estimulando a proteção às crianças e adolescentes.

“É de suma importância a gente lançar mão de um dispositivo que nós temos. Com essa destinação, você contribui para a melhoria das crianças do estado do Ceará, para o empoderamento de adolescentes, para o tratamento auxiliar de doenças crônicas e também para o fortalecimento dos Conselhos Tutelares, para que possam garantir os direitos de nossas crianças”, afirma.

Ela enfatiza que a doação não traz custos extras ao contribuinte já que o valor seria obrigatoriamente pago como imposto e, através dela, é gerada uma economia de forma complementar para as políticas da criança e do adolescente no Ceará. Além disso, quando o contribuinte doa para o Fundo, o recurso vem diretamente para o Estado, otimizando recursos e agilizando o investimento em projetos locais.

“Os recursos do Feca nos possibilitam dar suporte a diversos projetos que trabalham com crianças e adolescentes, em todo o Estado. É uma forma de direcionarmos um imposto devido e fortalecer uma política tão prioritária e transformadora que é a política para crianças e adolescentes”, reforça a secretária da Proteção Social e vice-governadora do Estado, Jade Romero.

Tocando o Futuro

Foto: Sociedade de Assistência aos Cegos

Entre os projetos apoiados pelo Feca, em 2024, está o Tocando o Futuro, iniciativa da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), que promoveu oficinas de música e aulas de informática para crianças e adolescentes, com e sem deficiência visual, em Fortaleza.

Projetista de Comunicação do Setor de Projetos da Sociedade de Assistência aos Cegos, Jamilly Herculano ressalta que, no total, 97 participantes foram atendidos pela iniciativa, e que mais da metade dos beneficiários tinham algum tipo de deficiência visual.

“Com a celebração do termo de fomento, a gente conseguiu executar o projeto. A gente também teve uma ambientação melhorada, questão de estrutura, melhoria de materiais pedagógicos, kits personalizados”, lembra.

Ela destaca também que este é o segundo projeto patrocinado pelo Feca. O primeiro foi o Caminhos da Cidadania, iniciativa que viabilizou a produção de livros em Braille e distribuição gratuita em escolas da rede pública em Fortaleza e Região Metropolitana.

“Esse apoio recebido foi essencial para garantir a qualidade, inclusão e impacto real na vida dos jovens assistidos pelo projeto. Essa é a força das parcerias que são bem feitas. Transformar essas destinações fiscais em oportunidades concretas de futuro”, completa.

Foto: Sociedade de Assistência aos Cegos

A segunda edição do Tocando o Futuro já foi aprovada junto ao Fundo e contará, também, com aulas de dança para crianças e adolescentes com deficiência visual.

Em 2024, 21 entidades foram apoiadas pelo Feca. No total, foram repassados R$ 8.053.500,33 para realização de 28 projetos, beneficiando 3.809 crianças e adolescentes cearenses. O recurso auxiliou, também, no acompanhamento de 719 famílias com crianças e adolescentes em tratamento do câncer infantojuvenil.

Por que doar para o Fundo da Criança

Quando não há uma destinação do Imposto de Renda, o valor pago pelo contribuinte vai para o caixa único da União, de onde o recurso é destinado para financiamento das políticas coordenadas pelo Governo Federal, como saúde, educação, infraestrutura, além de gastos com manutenção da máquina pública.

Quando o contribuinte doa diretamente para o Feca, o recurso vem direto para o Estado. Isso significa menos burocracia e possibilita que o dinheiro seja investido com maior agilidade em projetos locais de proteção aos direitos da infância e da adolescência.

A doação pode ser feita na própria declaração, de forma rápida e fácil. Para destinar recurso:

1º passo: clique em doação diretamente na declaração

2º passo: clique em novo e siga as instruções

3º passo: aqui você vai escolher o tipo de fundo (Estadual) – UF: Ceará e CNPJ 14.761.583/0001-88

4º passo: o valor será calculado automaticamente e abatido no seu imposto de renda

Sobre o Feca

O Fundo Estadual para a Criança e o Adolescente (Feca) tem por objetivo captar e aplicar recursos destinados às ações de atendimento à criança e ao adolescente. O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-CE) delibera sobre a aplicação dos recursos do Feca para o desenvolvimento de políticas, programas e ações de promoção, proteção e defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. O Cedca conta com a operacionalização técnico-administrativa da Secretaria da Proteção Social (SPS).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

Verifique também

Prefeitura de Fortaleza libera trânsito na Avenida Heráclito Graça

A Prefeitura de Fortaleza liberou, na manhã desta quarta-feira (30), o tráfego de veículos…