Home Economia Só 16% dos brasileiros têm reserva financeira para gastos médicos inesperados, aponta estudo

Só 16% dos brasileiros têm reserva financeira para gastos médicos inesperados, aponta estudo

3 min read
0
0
50

Só 16% das pessoas conseguem manter uma reserva financeira para despesas médicas inesperadas e 52,9% não possuem nenhuma reserva financeira para situações inesperadas. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Serasa e dr.consulta.

Entre os respondentes, 30,6% afirmam que o principal objetivo em relação à saúde da sua família atualmente é a saúde mental e 67,8% concordam que a situação financeira impacta na ansiedade. Apesar desse impacto, 55,8% dos participantes nunca buscaram ajuda psicológica para lidar com esses desafios.

Em relação aos valores que estão dispostos a investir em saúde, 36,4% dos brasileiros estão dispostos a gastar até R$ 300 mensalmente em sua saúde pessoal, enquanto 6,6% afirmam que estariam dispostos a investir mais de mil reais para o mesmo propósito.

Patrícia Camillo, especialista em educação financeira da Serasa, enfatiza que é preciso incorporar a questão de saúde no planejamento financeiro mensal, “ainda que em pequenos passos”. c

“Criar uma reserva para urgências é preciso para não afetar ainda mais a saúde física e a mental, que vão impactar diretamente o orçamento. Investir em prevenção, com a adoção de hábitos saudáveis e acompanhamento contínuo, também garante equilíbrio financeiro para o bolso”, diz ela.

De acordo com Paulo Yoo, diretor médico de experiência e programas de saúde do dr.consulta, pequenas ações, como check-ups regulares e o controle de condições crônicas, podem evitar problemas mais graves no futuro, reduzindo tanto o impacto na qualidade de vida quanto os custos com tratamentos emergenciais.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Economia

Deixe um comentário

Verifique também

Pressão alta pode desencadear infarto, insuficiência cardíaca e AVC

A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão…