
Em entrevista ao podcast Questão de Opinião, do Opinião CE, a secretária da Cultura do Ceará, Luísa Cela, afirmou que a Secretaria de Cultura do Ceará (Secult) vai inaugurar 12 novas salas de cinema, instalados em Complexos de Cinema nas cidades de Canindé, Cedro, Aquiraz, Crateús, Itaitinga e Tauá. A expectativa é que os equipamentos sejam entregues ainda neste ano.
Política criada há cerca de 10 anos, o projeto Cinema da Cidade, da Secretaria da Cultura do Ceará, surgiu com o objetivo de ampliar o número de equipamentos no interior do Estado. Inicialmente, estava prevista a construção de 20 salas de cinema em 10 municípios. Trâmites legais, no entanto, causaram a readequação do projeto. As salas de exibição resultam da parceria entre a Secult, a Agência Nacional de Cinema (Ancine) e as prefeituras.
Vale ressaltar que o acesso aos cinemas ainda é restrito para grande parte da população brasileira. Segundo o IBGE, ainda em 2018, 39,9% dos brasileiros moravam em municípios sem um cinema. Esse número deixa exposto à necessidade de políticas públicas para uma maior democratização do cinema para os brasileiros.
A Ancine divulgou dados sobre a evolução e a expansão do parque exibidor brasileiro. Os números mostram a retomada do crescimento de salas de cinema no Brasil, alcançando o maior patamar da série histórica, e confirmam a trajetória de crescimento e a atualização tecnológica dos cinemas brasileiros. De acordo com o gráfico, até o fim de 2024, existia um total de 3.481 cinemas em funcionamento em todos os 26 estados e no Distrito Federal.
Luísa Cela ainda ressaltou a importância desse movimento para a valorização da cultura regional. “Você não pode falar de um povo, uma nação, uma cidade, uma comunidade, se você não valorizar e não trouxer para a cena de importância as manifestações culturais e identitárias daquele povo. Quem não tem isso, facilmente é cooptado”, apontou a secretária
Fonte: Site Opinião CE.