
Morreu na tarde deste domingo (13), aos 73 anos, no Rio de Janeiro, o ícone da publicidade brasileira, Washington Olivetto. Segundo informações do jornalista Juca Kfouri, do Uol, o publicitário faleceu em decorrência de problemas pulmonares e faleceu por falência múltipla de órgãos.
Olivetto estava internado há cinco meses no hospital Copa Star, no Rio. A unidade de saúde divulgou nota. “O Hospital Copa Star lamenta a morte do paciente Washington Olivetto na tarde deste domingo (13) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”.
Washington Olivetto é responsável por diversas campanhas importantes no cenário publicitário. Ele venceu mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, um dos prêmios mais importantes do marketing mundial, e está presente no Hall of Fame do The One Club de New York e também no Lifetime Achievement.
Criou criou o “Garoto Bombril”, personagem clássico da propaganda brasileira e um de seus maiores feitos. E a campanha premiada, que se tornou marca da publicidade da época: o Primeiro Sutiã, para a Valisère, em que uma adolescente comprava sua primeira peça íntima e que tinha como mote “O primeiro sutiã a gente não esquece”. Em entrevistas, Olivetto sempre disse que esta foi uma campanha “emblemática”.
Escreveu oito obras sobre a própria carreira e peças publicitárias que havia criado. Em 2017, se mudou para Londres, no Reino Unido, mas vinha ao Brasil com certa frequência para participar de palestras.
Olivetto deixa a esposa e três filhos — Homero, Antônia e Theo.