Home Negócios Cresce o empreendedorismo na terceira idade

Cresce o empreendedorismo na terceira idade

5 min read
0
0
69

O empreendedorismo na terceira idade tem se destacado como uma tendência crescente no Brasil, revelando a vitalidade e o dinamismo dos empresários com mais de 60 anos. Nos últimos 10 anos, o número de empreendedores seniores têm aumentado de forma significativa, refletindo uma mudança nas perspectivas sobre a capacidade de empreender em uma fase mais avançada da vida.

De acordo com dados do Sebrae, atualmente, dos 29,8 milhões de proprietários de negócios no Brasil, cerca de 4 milhões são liderados por pessoas com mais de 60 anos. Esse aumento no número de empreendedores seniores é confirmado pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2023, realizada em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe).

A pesquisa revela que 90% dos empreendedores seniores têm empresas estabelecidas há mais de três anos, demonstrando uma estabilidade e experiência notáveis.

Entre 2012 e 2023, o número de empreendedores com mais de 60 anos e um rendimento médio mensal de R$3.347,00 cresceu 42%. Esses empresários estão predominantemente envolvidos no setor de serviços (36,4%), seguido pelo comércio (21,9%), agropecuária (16,6%), e indústria e construção. Além de sua experiência e produtividade, eles tendem a trabalhar menos horas por semana e alcançar um rendimento mais elevado, ultrapassando a fase inicial dos três anos de atividade.

Para quem está nessa fase da vida e procura um negócio já consolidado, o mercado de franquias oferece opções muito interessantes. Um exemplo é a rede Marketing Bag, uma franquia que se destaca por seu custo acessível e operação em home-office.

Focada em publicidade em sacos de pão ecológicos, a marca permite que os investidores atinjam o público-alvo de forma simples e eficaz. Com um investimento inicial de R$6.990,00 e um payback estimado de 1 a 4 meses, os franqueados podem alcançar um faturamento mensal de até R$14 mil.

André Jácomo, CEO da Marketing Bag, destaca a satisfação em ver um número crescente de empreendedores de todas as idades, incluindo aqueles que desafiam o etarismo para conquistar a independência financeira.

“O que estamos testemunhando é uma verdadeira explosão de novos empreendedores buscando oportunidades de investimento. Nossos negócios são promissores e ficamos felizes em ajudar pessoas a realizar seus sonhos de serem donos de seus próprios negócios”, afirma Jácomo.

Outra ótima opção é a Publicarga, franquia especializada em publicidade indoor por meio de totens carregadores de celular. Possui investimento inicial de R$ 15.990,00 e payback de até 6 meses e proporciona uma solução moderna e conveniente para atrair e engajar consumidores em ambientes internos.

O crescente número de empreendedores 60+ não apenas evidencia uma mudança positiva nas atitudes em relação à idade e ao trabalho, mas também destaca a importância de oportunidades acessíveis para todos os perfis de investidores.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Negócios

Deixe um comentário

Verifique também

Prefeitura de Fortaleza promove primeiro mutirão gratuito de castração

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Proteção Animal (SMPA), rea…