Home Esporte Seis motivos para não perder a Ciclofaixa de Lazer deste domingo (3)

Seis motivos para não perder a Ciclofaixa de Lazer deste domingo (3)

7 min read
0
0
73

Andar de bicicleta é uma atividade prazerosa e que gera diversos benefícios. A Ciclofaixa de Lazer incentiva a mobilidade ativa e sustentável todos os domingos com três rotas e diversas ações. A Prefeitura de Fortaleza, que desenvolve a iniciativa há 9 anos, apresenta seis razões para acordar mais cedo neste domingo (03/03) e curtir a programação do evento, consolidado no calendário de esporte e lazer da cidade:

Atividades educativas

Uma estratégia para estimular o deslocamento de bike, as ações educativas são algumas das principais atividades oferecidas pelo evento ciclístico. Na Cidade da Criança, os usuários recebem gratuitamente plaquinhas que incentivam o respeito aos ciclistas e toda a família é convidada a participar de brincadeiras que incentivam o respeito às normas de circulação, como o Jogo de Gigante do Tabuleiro de Trânsito e o Minicircuito de Bike Infantil.

Vem Brincar, Fortaleza

A iniciativa oferece ações recreativas que incluem atrações musicais, brincadeiras e serviços, como emissão de carteira de estudante e bilhetinho, também na Cidade da Criança. O projeto é desenvolvido pela Coordenadoria Especial da Primeira Infância, em parceria com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Pontos de apoio

Os usuários têm quatro pontos de apoio que, além de interligar as rotas, são locais de hidratação, descanso e bases provisórias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para suporte aos ciclistas. Além da Cidade da Criança, são opções o Parque Rachel de Queiroz, no Presidente Kennedy, o Anfiteatro do Parque do Cocó, no Cocó, e a Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Montese.

Xiringadores

Os Xiringadores estão entre as novidades mais recentes da Ciclofaixa de Lazer. Os dispositivos, que borrifam água e possibilitam mais conforto térmico aos ciclistas, estão disponíveis em quatro pontos dos percursos: na rota leste, o equipamento está disponível na Av. Beira-Mar próximo ao cruzamento com a Rua José Vilar e ao Hotel Gran Marquise; na rota oeste, na Av. Bezerra de Menezes junto ao canteiro central na altura da Rua Padre Anchieta; e no ponto de apoio do Parque Rachel de Queiroz, no bairro Presidente Kennedy.

Suporte operacional

Ao longo dos percursos, agentes da AMC, Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) dão suporte operacional. Os trabalhos têm início por volta de 4h da manhã com a montagem das rotas e segue ao longo da manhã com o monitoramento dos percursos e finalização do evento.

Rotas

A Ciclofaixa de Lazer oferece três rotas temporárias de 6h às 12h, com infraestrutura demarcada por cones para ampliar o espaço livre para circulação de ciclistas. Os percursos totalizam 27 km de extensão.

A rota leste proporciona uma experiência diversificada, começando pela Av. Sebastião de Abreu, passando pela área arborizada do Parque do Cocó e seguindo pelas avenidas Padre Antônio Tomás e Desembargador Moreira, onde ciclistas e pedestres têm livre circulação no trecho compreendido entre as avenidas Santos Dumont e Dom Luís. O percurso segue pela Av. Beira-Mar, um dos principais cartões postais da cidade, e ruas Carlos Vasconcelos e Pinto Madeira, conectando-se às rotas Oeste e Sul.

Para aqueles que preferem explorar a rota sul, as pedaladas começam na Av. Gomes de Matos e seguem pelas ruas Jorge Dummar e Marechal Deodoro, cruzando as avenidas 13 de Maio e Universidade. A ciclofaixa continua pela Rua Sólon Pinheiro e Cidade da Criança, pontos de intersecção à Rota Oeste.

A rota oeste começa pela Av. Domingos Olímpio, uma das vias mais movimentadas de Fortaleza nos dias úteis, e tem continuidade nas avenidas Bezerra de Menezes e Governador Parsifal Barroso, chegando ao ponto de apoio do Parque Rachel de Queiroz.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Esporte

Deixe um comentário

Verifique também

Fortaleza recebe o maior evento de segurança eletrônica do Brasil

Conforme o Ranking Connected Smart Cities 2024, Fortaleza ocupa a primeira posição do rank…