
O Grupo Arte de Viver, companhia de teatro profissional, é uma ONG sem fins lucrativos, criada em maio de 2000, em Fortaleza, capital do Ceará. Neste mês de maio, completa 22 anos de atuação efetiva no Ceará e será um ano inteiro de comemorações.
O Grupo é um centro formador de novos artistas, acumulando mais de 40 montagens, entre grandes espetáculos, peças de conclusão de cursos, e experimentos. Dentre as atividades, destacam-se: Direcionamento Artístico, principal vitrine dos trabalhos do Grupo e de seus projetos, Direcionamentos Social, fundamentado em ações continuadas e comprometidas com a transformação de crianças e jovens, e Direcionamento de Saúde e Meio Ambiente, voltado ao autoconhecimento e autocuidado de todos que integram suas atividades.
O Grupo Arte de Viver é a única companhia de teatro do Estado com o Selo de Responsabilidade Cultural, comenda conferida pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará. Em 2020, pela comprovação dos trabalhos realizados no estado, também recebeu o reconhecimento público como Ponto de Cultura pela Secretaria Estadual de Cultura do Ceará, mais uma comenda que reafirma ainda mais o compromisso da ONG com a cultura local e a valorização de nossa gente, por meio de uma arte legitimamente cearense.
De acordo com o Presidente e diretor do Grupo Arte de Viver, Hemetério Segundo, todas as aulas, ensaios e demais atividades artísticas e educacionais, assim como a preparação das montagens e eventos acontecem na sede do Grupo, que é própria, um exemplo raro de empreendedorismo artístico no Ceará, o Centro Cultural – Arte de Viver, localizado na Rua Samuel Uchôa, 395 no bairro Montese.
“Um espaço privilegiado em uma excelente localização, com uma estrutura completa para congregar todos os nossos direcionamentos, o que nos permite ousar ainda mais, proporcionando aos nossos artistas um espaço para a realização de sonhos. Com capacidade para ensaios e apresentações para até 80 expectadores; nossa sala principal dispõe de estrutura de som, luz e técnica, além, é claro, da sala de apoio, com ampla estrutura para servir de camarim privilegiado para tais apresentações” – explica Hemetério.