
A Copa do Mundo do Catar começa neste domingo (20) e a Fifa vive uma situação de instabilidade diante de um dos seus principais patrocinadores. A venda de bebidas alcoólicas nos oito estádios usados para a Copa do Mundo no Catar foi proibida, informou a Fifa nesta sexta-feira (18).
A organização disse em um comunicado que a decisão de proibir a venda de álcool veio “após discussões entre as autoridades do país anfitrião e a Fifa”. A mudança de planos de última hora fará com que as bebidas alcoólicas sejam banidas do “FIFA Fan Festival, outros destinos de torcedores e locais licenciados, removendo os pontos de venda de cerveja dos perímetros do estádio da Copa do Mundo da FIFA 2022 no Catar”.
A cerveja sem álcool ainda estará disponível para os torcedores nas 64 partidas. A empresa controladora da Budweiser, a AB InBev, paga dezenas de milhões de dólares em cada Copa do Mundo pelos direitos exclusivos de venda de cerveja. A parceria da empresa com a FIFA começou no torneio de 1986.
Quando a notícia da proibição foi divulgada na sexta-feira, um post apareceu brevemente na conta oficial da Budweiser no Twitter, dizendo: “Bem, isso é estranho”. A postagem foi removida pouco tempo depois.