
Serão dez dias dedicados ao livro e à leitura. Na 14º Bienal Internacional do Livro do Ceará, a Prefeitura de Fortaleza recebe o público nos estandes das secretarias da Educação e da Juventude, apresenta trabalhos de professores da Rede Municipal, promove visitação de alunos e beneficia profissionais da Educação com cardlivros para uso na feira. Evento ocorre desde a última sexta-feira (11) e continua até 20 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará.
No estande da Secretaria da Juventude, os visitantes terão acesso à programação diversa com lançamentos literários, bate-papos, oficinas, dinâmicas com brindes e outras atividades. Além da programação, os jovens poderão realizar cadastros no Portal da Juventude e se informar sobre políticas municipais como a Rede Cuca, o Bolsa Jovem e o Academia Enem.
À distância de alguns passos, um ambiente amplo e colorido, com estantes cheias de livros, uma lona no chão abarrotada de blocos de montar e pequenas mesas com brinquedos de madeira e material de desenho. O estande da Secretária da Educação oferece uma pequena amostra das experiências vividas pelas crianças da Rede Municipal: elas aprendem brincando.
“O propósito do nosso estande é trazer um pouco de como é o trabalho realizado nas escolas, do que ofertamos a comunidade escolar,” explica Joelson Moura, titular da Coordenadoria de Articulação da Comunidade e Gestão Escolar (Cogest) da SME. Segundo ele, o estímulo à leitura vai além do acesso aos livros. “Queremos incentivar a leitura das crianças e que seja uma história interativa, onde elas possam estar ali manuseando os materiais que nós temos nas unidades escolares”, destaca.
O estande da SME apresenta a Rede Municipal de Ensino no contexto da leitura. Os alunos e visitantes podem ler livros, brincar, consultar publicações da Rede, entre outras atividades e informações das escolas. No dia 18, a Educação também contará com uma sala específica para apresentação de atividades alusivas à leitura desenvolvidas nas unidades escolares. Dentre elas: contação de histórias, rodas de conversa, recitais e apresentações musicais.
Nas salas, também haverá apresentações do II Colóquio da Educação de Fortaleza, que inclui trabalhos dos professores da Rede Municipal que estão nos programas de mestrado e doutorado de universidades parceiras, do Programa Observatório de Fortaleza. Educadores das unidades municipais que compõem o projeto “Professor Autor: Fazendo História… Trocando Figurinhas” participam igualmente da programação, com exposição de trabalhos que abordam o fortalecimento da leitura, desenvolvidos em salas de aula. Nos dias 16, 17 e 18, cerca de 2 mil alunos da Rede Municipal vão visitar o evento e os espaços idealizados pela SME.
Cardlivros
Além de toda a programação planejada para a Bienal, a Prefeitura de Fortaleza entregou 18 mil cardlivros para professores e demais profissionais envolvidos no processo pedagógico e de combate ao abandono escolar da Rede Municipal. O cardlivro é um crédito no valor de R$ 200 para aquisição de livros e/ou material de incentivo à leitura junto aos expositores do evento. A ação tem como base a formação continuada e a atualização dos conhecimentos dos profissionais das unidades municipais. A Prefeitura investiu R$ 3,6 milhões na iniciativa.
Bienal no Ceará
Como nas edições anteriores, a Feira de Livros da 14ª Bienal Internacional do Livro do Ceará será realizada no andar térreo do Centro de Eventos. Com o tema “De toda gente para todo o mundo”, o evento oferece ampla e diversa programação gratuita para a população em geral. A agenda contempla comercialização de livros, estandes institucionais, praças de convivência, praças de alimentação, café literário e sala exclusiva para autores e convidados, dentre outros espaços. A feira, que é realizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, tem entrada gratuita em todas as atividades.