Home Economia 8 em cada 10 consumidores preferem fazer compras perto de casa, aponta pesquisa

8 em cada 10 consumidores preferem fazer compras perto de casa, aponta pesquisa

3 min read
0
0
63

O Brasil segue a tendência mundial de crescimento das compras online, mas uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostrou que ir ao  comércio perto de casa continua sendo a preferência dos consumidores como principal local de compras para o dia a dia.

Segundo a pesquisa “Impactos da Mobilidade Urbana no Varejo”, divulgada pela CNDL, em parceria com o SPC-Brasil e o Sebrae revelou que 8 em cada 10 brasileiros preferem comprar próximo de casa, representando um percentual de  77%  dos consumidores.

Desse grupo, 20% dos entrevistados afirmam que a escolha se deve ao conforto e à comodidade. Outros 20% apontam a agilidade e a facilidade como motivo para a preferência. Outras razões também foram citadas pelos consumidores, como acessibilidade e localização (17%); costume e conhecimento do local (15%) e preço (9%).

Locais de compras

Sobre outros pontos de compras, apenas 8% afirmaram que fazem a maior parte das compras perto do trabalho; 6% citaram os sites de lojas virtuais e 5% citaram os aplicativos.

Os entrevistados também responderam sobre o tipo de estabelecimento onde mais fazem compras. As lojas de rua foram as mais citadas: 57%. Em seguida, estão os shoppings centers, que foram mencionados por 15% dos consumidores.

Pesquisa

A pesquisa “Impactos da Mobilidade Urbana no Varejo” ouviu 800 pessoas, homens e mulheres, com idade igual ou superior a 18 anos, de todas as classes econômicas, excluindo analfabetos, nos meses de fevereiro e março deste ano. Os dados completos podem ser acessados no site da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. O endereço é cdls.org.br.

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Economia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + 20 =

Verifique também

Theatro Via Sul recebe espetáculo do Peter Pan

Uma aventura na Terra do Nunca: Acredite nos seus sonhos! Esse clássico ganhará uma montag…