Home Saúde 74 mil novos casos de câncer de mama deverão ser diagnosticados até 2025

74 mil novos casos de câncer de mama deverão ser diagnosticados até 2025

5 min read
0
0
26

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a previsão é de que 74 mil novos casos de câncer de mama deverão ser diagnosticados até 2025 no Brasil. A ginecologista e obstetra, e docente do Instituto de Educação Médica (IDOMED), Giovanna Milan, alerta que a mamografia é um exame radiológico realizado das mamas, capaz de detectar nódulos, cistos, microcalcificações e assimetrias mamárias, mesmo em mulheres assintomáticas. Ela explica que a detecção precoce e o tratamento adequado do câncer de mama possibilitam alta chance de cura e sobrevida em relação à doença.

“Quando há alterações na mamografia, podem ser necessários exames complementares como a ultrassonografia e a ressonância magnética das mamas. Na suspeita de câncer, é importante o atendimento especializado pelo mastologista, a fim de realizar biópsia da lesão mamária para confirmação da doença, geralmente através da punção por agulha grossa (core biopsy ou mamotomia) ou por remoção cirúrgica incisional ou excisional”, pontua a médica.

O exame está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes a partir dos 40 anos, com a ampliação da faixa etária, segundo informações divulgadas pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e pela Sociedade Brasileira de Mastologia.

Mulheres identificadas como de alto risco para a doença podem iniciar o rastreamento mais precocemente, dependendo do fator de risco associado. E pacientes de qualquer faixa etária, sintomáticos ou com suspeita de alterações mamárias ao exame físico, podem realizar o exame na rede pública. Segundo o INCA, um exame de mamografia de alta qualidade tem precisão diagnóstica em cerca de 90% dos casos, possibilitando a detecção de um tumor de pequeno tamanho e/ou baixa densidade até dois anos antes de atingir a área de linfonodos.

Sintomas

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

A especialista orienta que boas práticas de saúde, alimentação saudável, controle de peso, realização de atividade física regular e evitar hábitos nocivos, como álcool e tabaco, ainda são os pilares da prevenção de qualquer doença.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =

Verifique também

Circo Americano faz Espetáculo Inclusivo no próximo domingo (3)

Durante o show, as luzes do picadeiro e da plateia serão suavizadas, a trilha sonora será …