
Nesta segunda-feira (27), os smartphones de 18 municípios cearenses receberão a tecnologia 5G. Isso porque as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativações de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz.
Dentre as cidades cearenses que receberão a tecnologia estão Aquiraz, Caucaia, Cascavel, Maracanaú, Eusébio, Horizonte, Trairi, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Guaiúba, Pindoretama, Paraipaba, São Luís do Curu, Chorozinho, Pacatuba e Itaitinga receberão a tecnologia.
No Estado, antes da liberação deste ano, apenas Fortaleza já tinha o sinal 5G, que iniciou a operação em setembro de 2022. Até o final deste primeiro semestre mais 32 municípios cearenses devem receber o sinal, conforma planejamento da Anatel.
E até o momento, o País conta com 487 municípios liberados para utilização da faixa de 3,5 GHz por estações do 5G standalone. A população destas cidades totaliza 86 milhões de brasileiros, 40% da população.
Prazos
Pelas regras em vigor, as empresas têm até 31 de julho de 2025 para implantar o 5G nos municípios com população igual ou superior a 500 mil habitantes, e até 31 de julho de 2026 para atender as cidades com população igual ou superior a 200 mil habitantes.
Um ano depois, precisam estar contemplados os municípios que têm a partir de 100 mil moradores. O cronograma do restante das cidades vai até 2029.
*Com informações da Agência Estado