
A avenida Beira-Mar ficou lotada na tarde deste domingo (7), com a realização da XXI Parada pela Diversidade Sexual do Ceará. Pessoas de todos os cantos da cidade lotaram a orla com bandeiras e alegria e, para além do caráter festivo, o clima foi marcado por falas politizadas em prol da cidadania, dos direitos humanos, da dignidade e da representatividade.
Com o tema “Vote com Orgulho: por uma política que representa”, o evento reforçou a importância de votar com consciência e contra a LGBTIfobia. A temática foi construída junto aos movimentos sociais e acompanha a Parada do Orgulho LGBTI de São Paulo, a maior do mundo.
Conforme a coordenadora de Diversidade Sexual da Prefeitura de Fortaleza, Labelle Silva, esta é a volta da terceira maior parada pela diversidade do Nordeste, que ficou pausada por dois anos devido a pandemia da Covid-19.
“A população cearense retoma as ruas em torno da luta por direitos, por uma vida digna, fazendo luta e resistência frente ao atual cenário de retirada de direitos, violência e conservadorismo. Hoje lutamos contra a LGBTIfobia com uma parada muito comemorativa, e a Prefeitura entra investindo e proporcionando todo um aparato de logística e segurança para que tudo aconteça da melhor maneira possível”, afirmou.
Saiba mais
A Parada pela Diversidade Sexual do Ceará é realizada anualmente pelo Grupo de Resistência Asa Branca (Grab) desde 1999. Este ano, em sua 21ª edição, também foi idealizada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), e com o Governo do Estado, entre outras parcerias.