
As pequenas e médias empresas (PMEs) online do Ceará registraram um crescimento de 43% no faturamento durante a semana do Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março. De acordo com dados da plataforma de e-commerce Nuvemshop, líder na América Latina, o montante arrecadado no estado chegou a R$ 6 milhões, frente aos R$ 4,5 milhões registrados no mesmo período de 2024.
O Ceará se posiciona como o quinto estado com maior faturamento no período, atrás de São Paulo (R$ 42,5 milhões), Minas Gerais (R$ 9 milhões), Rio de Janeiro (R$ 7 milhões) e Santa Catarina (R$ 6,5 milhões). O resultado reflete o avanço da digitalização do comércio cearense e a adaptação das PMEs às novas estratégias de vendas online.
Somente no dia 15, considerado o ponto alto da campanha, as vendas no estado atingiram R$ 1,2 milhão, consolidando a data como uma oportunidade estratégica para os lojistas locais. Entre os dias 10 e 16 de março, foram comercializados 158 mil produtos, um aumento de 38% em relação ao ano anterior. O segmento de Moda liderou com faturamento de R$ 4,1 milhões, seguido por Acessórios (R$ 117 mil) e Arte (R$ 61 mil).
O gerente de desenvolvimento de plataforma da Nuvemshop, Luiz Natal, destaca que datas comerciais menos tradicionais, como o Dia do Consumidor, têm se tornado um diferencial competitivo para as PMEs. “É uma chance de se destacar frente aos grandes varejistas, conquistando novos públicos e fortalecendo o vínculo com os clientes. Estratégias de fidelização, como cupons e brindes, têm mostrado resultados significativos para os empreendedores”, comenta.
Para o vice-presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), o economista Anderson Passos Bezerra, alguns fatores podem ter sido determinantes para que o Ceará tenha tido desempenho positivo ao longo do Dia do Consumidor.
“Nós estamos numa atividade econômica, principalmente no Ceará, em franca expansão, então se há muito crédito, a tendência é que tenhamos um consumo forte. Com esse consumo forte, nós temos pressões inflacionárias e o consumidor está procurando preços mais acessíveis. Nesse cenário, o comércio online sai na frente, pois tem essa vantagem de ser um redutor de custos, o que é satisfatório analisando o ponto de vista do consumidor. Já do lado de quem vende, encara um instituto de custos menor e consegue colocar um preço competitivo”.
Além disso, segundo o especialista, é uma data que está ganhando a preferência do consumidor, potencializada pelo marketing, o que favorece mais vendas.
Nacional
Além do bom desempenho local, o cenário nacional também apresentou números robustos. O varejo online de todo o Brasil movimentou R$ 124,5 milhões durante a semana comemorativa, um aumento de 41% em relação ao ano passado. Apenas no Dia do Consumidor, as vendas nacionais somaram R$ 18 milhões, impulsionadas pela comercialização de itens como creatina, perfumes e roupas. O segmento de Moda liderou nacionalmente com R$ 41 milhões, seguido por Saúde & Beleza (R$ 12,5 milhões) e Acessórios (R$ 7 milhões).
No Brasil, o ticket médio das compras realizadas foi de R$ 250, enquanto no Ceará o valor chegou a R$ 265, reforçando o perfil de consumo mais elevado no estado. Quanto às formas de pagamento, o Pix se destacou no Ceará, representando 48% das transações, seguido de perto pelo cartão de crédito, com 47,5%. Nacionalmente, ambos os métodos empataram em 48% cada.