
Com a proposta de valorizar personalidades e autoridades que atuam em prol do fortalecimento e reconhecimento do artesanato e da cultura no Ceará e no Brasil, a Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce) entregou, na noite do ultimo dia 25 de setembro, o Troféu Fenacce. A cerimônia teve como anfitriões os organizadores do evento, Stella Pavan e André Pavan, e aconteceu durante a programação da Feira, no Centro de Eventos do Ceará.
Foram homenageados com o Troféu Fenacce as seguintes personalidades: Lia Freitas, primeira-dama do Estado, que será representada por Germana Mourão, coordenadora da Central de Artesanato do Ceará (CeArt); Henrique Jorge Javi de Sousa, Diretor Regional do SESC; Décio Lima, Diretor Presidente do Sebrae Nacional, que será representado por Joaquim Cartaxo, Diretor Superintendente do SEBRAE Ceará; Paulo Câmara, Presidente do Banco do Nordeste do Brasil – BNB, que será representado por Eliane Libânio Brasil de Matos, Superintendente Estadual do Ceará e Miguel Nery, Presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegás).
Destaque especial
E para celebrar o talento e o poder transformador do artesanato, a Fenacce também fez uma homenagem a dois mestres artesãos, são eles: Josielton Ferreira de Sousa, do Piauí, que trabalha entalhando madeira e foi o primeiro artesão a se cadastrar na 1a edição da Fenacce, realizada em 2019. Além dele, o artista plástico de Santa Catarina, Jair Renato Farias, que faz quadros utilizando fibras naturais, sem o uso de tinta, também será homenageado.
“A Fenacce, sempre comprometida com a valorização e promoção do artesanato brasileiro, entende a importância de reconhecer aqueles que, com dedicação e empenho, têm apoiado e promovido esse setor tão rico e diverso. E foi por esse motivo que criamos o Prêmio Fenacce, uma homenagem às instituições, empresas, mestres artesãos e personalidades que se destacam pelo incentivo ao artesanato e pela contribuição ao fortalecimento da economia criativa”, ressaltou Stella Pavan, promotora da Fenacce e presidente do Sindieventos Ceará.
A responsável pela Feira ainda reforçou: “Mais do que uma simples premiação, o Prêmio celebra histórias, tradições e inovações que constroem a base do artesanato brasileiro. Ele simboliza nosso papel como catalisadores e vitrines, lutando para garantir que o valor artístico e econômico dos artesãos seja cada vez mais reconhecido e respeitado”, finaliza.
A Fenacce é realizada pela A&M Promoções e Eventos e promovida pelo Instituto Idehas e Sindieventos Ceará. A Feira é patrocinada pela Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Sebrae Nacional, Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e do Senac; Correios, Banco do Nordeste, Apex Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Governo Federal. O evento é apoiado pela CeArt, Ceará Fascinante, Mecenas do Ceará, Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura e pelo Programa do Artesanato Brasileiro.
Serviço: