
A Central Única das Favelas (Cufa) Ceará dá o pontapé inicial na Taça das Favelas 2025, consolidando mais uma edição do maior torneio de futebol entre favelas do mundo. A competição, que já transformou a vida de mais de 100 mil jovens em todo o Brasil, começa nos dias 24 e 25 de maio, com a primeira etapa regional acontecendo na cidade de Barbalha, na Região do Cariri.
O calendário das etapas regionais segue com partidas em Crateús (31 de maio e 1º de junho), Aquiraz (7 e 8 de junho), Caucaia (14 e 15 de junho) e Sobral (21 e 22 de junho). Já as disputas da Região de Fortaleza ocorrerão durante o mês de julho, culminando na grande final estadual no dia 30 de agosto. O evento decisivo será realizado na Areninha Campo do AEC, em Fortaleza, que será inaugurada na mesma data e contará com a presença de ídolos do futebol brasileiro como Cafu, Dunga, Amaral, entre outros.
“Criada pela Cufa, a Taça das Favelas é muito mais do que uma competição esportiva. É uma plataforma de transformação social que utiliza o futebol como ferramenta de inclusão, cidadania e valorização dos talentos das comunidades”, destaca Wilton dos Santos, mais conhecido como Piquenno, presidente da Cufa Ceará.
A edição cearense de 2025 será disputada em duas categorias: masculina (Sub-17) e feminina (a partir de 14 anos), com jovens atletas das favelas de todo o estado.

Além da visibilidade e da emoção da disputa, os destaques do torneio terão a oportunidade de representar o Ceará no Favelão, o campeonato nacional realizado em São Paulo, onde se reúnem os melhores jogadores das favelas de todo o Brasil.
“A Taça das Favelas 2025 representa uma verdadeira celebração da juventude, da esperança e da potência das periferias cearenses. É um convite aberto à sociedade para acompanhar, apoiar e se inspirar com histórias reais de superação e conquista através do esporte”, complementa Piquenno.