
Os sites da Secretaria da Fazenda do Ceará e da Junta Comercial do Estado foram alvos de hackers na manhã desta segunda-feira (12). Ainda não há indicações nem reivindicações de quem cometeu a invasão. A Sefaz e a Junta não teriam identificado danos mais profundos aos sistemas, mas optaram por tirar os serviços do ar até que os problemas fossem sanados.
O portal do Governo do Ceará foi removido também como medida preventiva. Outros sites de órgãos estaduais também foram atingidos e também tiveram veiculação suspensa.
No site da Fazenda (www.sefaz.ce.gov.br) surgiram os dizeres “Hacked by KillSec Team. Governo do Ceará -> Acesso garantido! Cadê a sua segurança? Pela anulação de votos de todo o povo do Nordeste!”
O ataque ao site da Junta Comercial (www.jucec.ce.gov.br) é semelhante e tem a mesma assinatura.
Outros sites com indicação “.ce.gov.br”, como os da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Justiça, da Prefeitura de Fortaleza e das de outros municípios, além de câmaras municipais, permanecem funcionando.
Avaliou-se ontem que o atentado digital foi obra de milícias que defendem golpe militar. Hoje, não por coincidência, é o dia da diplomação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do vice, Geraldo Alckmin (PSB).