Home Política Roberto Jefferson é preso após trocar tiros com a PF e atingir agentes; policiais cumpriam mandado de prisão

Roberto Jefferson é preso após trocar tiros com a PF e atingir agentes; policiais cumpriam mandado de prisão

8 min read
0
0
137

Troca de tiros e agentes da Polícia Federal feridos em frente a casa do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) no início da tarde deste domingo (23). Um grupo de policiais foram recebidos a tiros durante o cumprimento de mandado de prisão na casa do ex-paralamentar, em Levy Gasparian, no Rio de Janeiro.

Os agentes da Polícia Federal cumpriam ordem do ministro Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior eleitoral (TSE), que determinou a prisão de Jefferson após o ex-deputado ofender a ministra do STF Cármen Lúcia, além de ataques à Corte e ao sistema eleitoral.

Após horas desrespeitando a ordem de prisão, o ex-parlamentar,  que esperava a chegada do ministro da Justiça Anderson Torres, enviado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), se entregou.⁠

Jefferson utilizou as câmeras do circuito interno de segurança para monitorar a movimentação da equipe formada por três agentes, que estavam na porta de sua propriedade. Assim que a viatura parou na frente do portão, o ex-presidente nacional do PTB passou a filmar a tela da TV que transmitia as imagens. Irritado, Jefferson afirmava que não iria se entregar, e decidiu abrir fogo contra a viatura. O para-brisa foi estilhaçado pelos disparos.

Nas imagens divulgadas por Jefferson, ele afirma que não vai se entregar. “Chega de abrir mão da minha liberdade em favor da tirania”. Ele também volta a fazer menção a ministros que atacou. “O Brasil chegou no limite da tirania, esses caras tiranizaram a gente. Xandão, Cármen Lúcia, Fachin”, diz.

“Reagi. Não vou me entregar. Só saio daqui morto. Chega, cansei de ser humilhado. O Alexandre de Moraes mandou a Polícia duas vezez vir na minha casa revistar”, disse o ex-deputado.

Em determinado momento, Jefferson diz que fez os disparos na viatura da Polícia e perto dos policiais. “Eram quatro, eles correram, eu falei “sai porque eu vou pegar vocês, isso é o que vocês tem que saber. Mas eles vão vir fortes e eu não vou me entregar.

Em nota, a PF informou que dois agentes ficaram feridos. Segundo a PF, “policiais federais foram à casa do alvo para cumprir ordem de prisão determinada, na data de ontem (sábado, 22), pelo STF, e durante a diligência, na manhã de hoje (domingo, 23), o alvo reagiu à abordagem da PF que se preparava para entrar na residência. Dois policiais foram atingidos por estilhaços, mas passam bem. A diligência está em andamento”, disse o órgão. Os policiais feridos são o delegado Marcelo Vilella e a policial Karina Lino de Miranda, de 31 anos. Os dois foram atendidos em um hospital da região e já tiveram alta.

O presidente Jair Bolsonaro se manifestou sobre o episódio narrado por Jefferson, ele diz repudiar tanto os ataques do parlamentar com contra a ministra Cármen Lúcia, bem como sua conduta contra a PF. “Repudio as falas do Sr. Roberto Jefferson contra a Ministra Carmen Lúcia e sua ação armada contra agentes da PF, bem como a existência de inquéritos sem nenhum respaldo na Constituição e sem a atuação do MP”.

Entenda o caso

Na sexta-feira (21), Jefferson gravou um vídeo no qual xinga a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por conta do voto dela no caso da punição à  punir Jovem Pan.

“Eu tô indignado, fui rever o voto da bruxa de Blair, da Cármen ‘Lúcifer’, na censura prévia à Jovem Pan, olhei de novo, não dá pra acreditar… Lembra mesmo aquelas prostitutas, aquelas vagabundas, arrombadas, né? Que aí viram pro cara e dizem “Ih, benzinho, no rabinho? Nunca dei o rabinho, é a primeira vez”… Ela fez pela primeira vez, ela abriu da inconstitucionalidade pela primeira vez… Ela diz assim, “é inconstitucional censura prévia, é contra a súmula do Supremo, mas é só dessa vez, benzinho… Bruxa de Blair, é podre por dentro e horrorosa por fora, é uma bruxa, uma bruxa… Se puser um chapéu bicudo e uma vassoura na mão, ela voa… Deus me livre dessa mulher que tá aí nessa latrina que é o Tribunal Superior Eleitoral”, diz o ex-parlamentar ultrarreacionário.

Roberto Jefferson está em prisão domiciliar e é proibido de usar as redes sociais. No entanto, ele gravou neste fim de semana um vídeo xingando a ministra Cármen Lúcia. Com os xingamentos, Jefferson teria atentado contra o Estado Democrático de Direito.

*Com informações do G1

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Política

Deixe um comentário

Verifique também

CAIXA Cultural Fortaleza recebe segunda edição do Festival Danças de Enfrentamento

Começa nesta quinta-feira, 1° de maio, o Festival Danças de Enfrentamento – 2ª edição, que…