
Neste sábado (30), o Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou a candidatura do ex-deputado estadual Elmano de Freitas ao Governo do Estado. Na ocasião também foi oficializada a candidatura do ex-governador do Ceará, Camilo Santanta ao Senado.
Camilo Santana defendeu a candidatura de Elmano para governador do Ceará. “Elmano é a pessoa que eu confio para continuar o trabalho aqui no Ceará”, disse o petista. De acordo com Santana, Elmano é “um jovem talentos e de diálogo” e parecido com ele, e que ajudou a aprovar projetos importantes na Assembleia, como o Mais Infância, as areninhas e o Vale-Gás.
“O Ceará me conhece, sabe que eu sou um homem de diálogo, de respeitar as diferenças, de ter humildade. Elmano é um jovem talentoso, deputado duas vezes e grande responsável para aprovar projetos importantes. Elmano é um homem de diálogo, que tem um estilo parecido com o meu”, declarou.
Camilo chegou a chorar durante sua saudação a Izolda Cela, a quem chamou de amiga. “Esteve ao meu lado em todos os momentos, nesses últimos sete anos e três meses”, afirmou. Santana também disse ter muito gratidão ao senador Cid Gomes e ressaltou que “ninguém, nunca acabará com a amizade” que existe entre eles.
A convenção do PT ocorreu no Centro de Eventos do Ceará (CEC) e contou com a presença do candidato à presidência da República, o ex-presidente Lula Inácio Lula da Silva (PT) que veio participara do lançamento das candidaturas.
Em seu discurso, Lula elogiou Camilo Santana, a capacidade do companheiro petista em dialogar e pacificar, apontando o “jeito Camilo de ser”. “Pense num cara educado, pense num cearense jeitoso”, destacou.
Em relação à candidatura de Elmano para o Governo do Ceará, Lula observou que o companheiro de partido, se eleito, vai herdar “a experiência administrativa mais exitosa do Estado”. Orientou Elmano a respeitar e reconhecer sempre aquele que está o apoiando a ser governador, fazendo referência a Camilo Santana.
Lula também prestou solidariedade à governadora Izolda Cela (sem partido). Segundo o petista, a governadora “sofreu um impeachment sem ser impeachment”.
“Quero deixar um beijo para a companheira Izolda, que na verdade a Izolda ela sofreu um impeachment sem ser impeachment. Ela só queria dar sequência, porque no Brasil, acho que não tem ninguém com a competência educadora que tem a companheira Izolda. Minha solidariedade para a companheira Izolda”, afirmou, sendo aplaudido pela plateia e demais aliados que estavam no palco.
Elmano Freitas também teceu elogios a Cid Gomes (PDT) e Izolda Cela (Sem partido). Em seu discurso, Freitas apontou projetos de Camilo Santana quando era governador do Ceará. Ele também falou de obras e projetos de Lula (PT) na presidência da República.
O candidato também fez criticas ao presidente Jair Bolsonaro, a quem chamou de desgraça.