Home Política Projeto que proíbe tatuagens e piercings em animais de estimação tramita no Senado Federal

Projeto que proíbe tatuagens e piercings em animais de estimação tramita no Senado Federal

2 min read
0
0
12
Tramita no Senado Federal um projeto de lei, da Câmara dos Deputados, que proíbe a realização de tatuagens e a colocação de piercings em cães e gatos para fins estéticos. A pena para quem realiza ou permite a realização desses atos seria de detenção de três meses a um ano e multa. O PL 4.206/2020, da Câmara dos Deputados, prevê pena de detenção de três meses a um ano e multa a quem realiza ou permite a realização dessas práticas.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária condena tatuagens e piercings em animais e a prática já é proibida em alguns estados e municípios. Em Fortaleza, por exemplo, a Lei de Maus-Tratos proíbe esses atos. O projeto serve para tornar essas ações proibidas em todo o país, alterando a Lei de Crimes Ambientais para classificar as intervenções cirúrgicas para fins estéticos como maus-tratos a animais.

Durante as discussões sobre a pauta, foi destacado que tatuagens e piercings são procedimentos dolorosos que expõem os animais a várias complicações, incluindo infecções, inflamações, reações alérgicas, cicatrizes e complicações com anestesia.

O projeto já foi aprovado pelas comissões de Meio Ambiente (CMA) e de Constituição e Justiça (CCJ) e deve seguir para apreciação do plenário nesta quinta-feira (15). Caso seja aprovado sem alterações de mérito, o texto segue para sanção presidencial.

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Política
Comentários estão fechados.

Verifique também

Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará assinam contrato para construção de 736 casas populares

Nesta terça-feira (13), o prefeito Evandro Leitão e o governador Elmano de Freitas assinar…