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Produção de ovos de Páscoa cresce 17% no Brasil em 2024

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Com o cenário econômico mais favorável e a melhora no poder aquisitivo dos brasileiros, a Páscoa deste ano deve ser mais doce para a indústria de chocolate, que ampliou a produção dos itens tradicionais na data.

Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), a produção de ovos de Páscoa das suas associadas saltou 17% em 2024, em relação a 2023. Cerca de 58 milhões de ovos de chocolate foram colocados à disposição dos consumidores em lojas físicas e virtuais.

O setor também investiu na diversificação dos produtos para esta Páscoa, com a disponibilização de 115 novas opções, ampliando o mix para 611 itens, desde ovos clássicos, tabletes, caixa de bombom, chocolate em formas variadas.

“Os investimentos do setor reforçam o otimismo do mercado com o consumidor mais seguro com o seu poder de compra e ávido por compartilhar experiências gastronômicas com amigos e familiares em uma data tão simbólica para o Brasil”, afirma o presidente executivo da Abicab, Jaime Recena.

A Abicab destaca ainda que as empresas do setor fortaleceram a logística neste ano, a fim de garantir que todas as regiões do Brasil sejam plenamente atendidas com os produtos de chocolate para a Páscoa.

“A indústria do chocolate vem se preparando há meses para oferecer experiências únicas ao brasileiro, nesta que é a melhor época do ano para o setor. Em termos logísticos, as empresas já estão rodando o país para garantir as prateleiras cheias para o consumidor fazer suas escolhas de ovos de Páscoa”, diz Racena.

Produção de ovos de Páscoa salta 17% em 2024 - Portal IN - Pompeu Vasconcelos - Balada IN
Foto: Freepik

Oportunidades de trabalho

Segundo a Abicab, para a Páscoa de 2024 cerca de 8 mil trabalhadores temporários foram contratados. Desse total, está previsto que pelo menos 20% se tornem efetivos depois das celebrações.

Jaime ressalta que “a Páscoa é a época do ano em que a família brasileira se encontra. É um produto que remete à memória afetiva do consumidor e um elemento agregador. O consumo compartilhado aproxima as pessoas”.

Essas contratações ocorrem pela complexidade da produção, que envolve uma data sazonal, diversidade de produtos, embalagens mais sofisticadas e frete com refrigeração, onde é necessário um espaço 3 vezes maior do que no transporte de itens tradicionais.

“Ano a ano a nossa indústria se sofistica e oferece produtos que atendem a todos os gostos e capacidade de compra do consumidor” afirma o Presidente. Jaime Recena salienta que as indústrias de chocolate associadas à Abicab têm muita capilaridade e colocam seus produtos em todos os municípios brasileiros, mesmo com as dimensões continentais do território nacional.

O executivo lembra, ainda, que os itens de Páscoa começam a ser fabricados nos meses de agosto e setembro, então em 5-6 meses já teremos o aquecimento do mercado por meio das contratações para a Páscoa de 2025.

Otimismo seguido de alta na produção e consumo de chocolates em 2023

Durante todo o ano de 2023, o setor produziu 805 mil toneladas de chocolate, um aumento de 6% em comparação a 2022 (760 mil toneladas). Além disso, o consumo per capita também aumentou, atingindo 3,9 kg por consumidor ante 3,6 kg na mesma base de comparação.

E no mercado internacional, o país registrou um saldo positivo na balança comercial ao exportar 43 mil toneladas frente às 20 mil toneladas de chocolate importadas.

Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab)

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