
O Sana 2022 começou neste sábado (09/04), no Centro de Eventos do Ceará. Com edição especial intitulada de “Sana Reencontro”, cerca de 23 mil pessoas passaram pelo evento que contou ainda com a visita de 3 mil estudantes de escolas públicas.
Para Ricardo Busgaib, diretor do Sana, o primeiro dia de evento foi uma surpresa. “Estávamos aguardando uma boa participação, mas foi um recorde”, destacou o diretor. “Para um reencontro, depois de quase três anos, estamos muito felizes em receber o público”, concluiu.
O maior evento de cultura pop e geek do Norte/Nordeste contou com uma programação intensa, com atrações locais e nacionais. Os youtubers do canal PeeWee, Leonardo Pereira e Miguel Fernandes, subiram ao palco Art&Fest e bateram um papo com os fãs de filmes e séries e falaram um pouco sobre o novo projeto com podcast “Planejamos um podcast por 7 meses e quando lançamos ficamos muito felizes. Temos mais liberdade do que no YouTube e falamos também sobre outras assuntos, como culinária”, afirmou Miguel.
As atrações musicais são sempre muito esperadas no Sana e neste sábado, o rapper VMZ, artista cearense, de Maracanaú, que canta rap de temática anime e games, abriu a noite. Com mais de 40 milhões de visualizações, Sandro Júnior, também conhecido como Rap Geek, cantou os hits “Plutão” e “Tipo Rick e Morty”. Logo depois, MHRAP, cantor paulista que transforma animes, HQs e Games em rimas fortes, subiu ao palco Art&Fest encerrou o primeiro dia de evento.

K-pop
Os concursos de K-pop já são uma tradição no Sana e o Ultimate Solo, o cover de apenas uma pessoa, teve sua primeira etapa neste sábado. A final ocorrerá no domingo (10), no palco Art & Fest, às 11h30. O primeiro colocado receberá uma quantia em dinheiro; o Segundo lugar ganhará um combo de ingressos para a próxima edição; e o terceiro colocado ganhará um ingresso para a próxima edição.
Artists’ Alley
O Sana trouxe mais uma vez o Artists’ Alley, espaço que ilustradores e quadrinistas comercializam e autografam seus trabalhos durante os dois dias de evento. Cerca de 43 artistas foram selecionados nesta edição.
Arenas e salas Temáticas
Na edição Reencontro não poderia faltar as arenas, que são: arena Dragon Ball Z, arena Medieval (lutas de swordplay, espaço arco e flecha), além da esperada Arena Round 6, série sul-coreana de sucesso na Netflix. Os fãs podem tirar foto com uma réplica gigante da boneca Younghee, com três metros de altura e cabeça giratória. Além disso, os apaixonados por jogos estão curtindo os campeonatos de Free Fire e a arena games, além do Campeonato de The King of Fighters.
Sala Ru Paul’s Drag Race
A novidade desta edição, a sala temática Ru Paul’s Drag Race, movimentou o evento, com programação voltada para o público drag, com workshop de maquiagem e truques de peruca, costura, debates, interação, pocket show cover, dentre muitas outras programações.
Sana TV
A programação do Sana está sendo transmitida ao vivo pelo canal do YouTube. O Sana TV começou durante a pandemia e no primeiro evento totalmente presencial não poderia deixar de ampliar fronteiras e dar a oportunidade de quem não pode participar.
Ingresso Social
Como de costume, esta edição do Sana também terá o ingresso social. A pessoa pode realizar a compra do ingresso pelo site Sympla e, no dia do evento, levar 1 kg de alimento, que serão doados ao IPREDE.
Protocolos Sanitários
A organização do evento Sana Reencontro ratifica que toda a estrutura se encontra pronta para receber o público, de modo responsável e atendendo a todos os protocolos de segurança com medidas de extrema importância para evitar a propagação da Covid-19.