Home Saúde Prefeitura de Fortaleza dobra o número de pontos de vacinação contra a dengue; serão 44 no total

Prefeitura de Fortaleza dobra o número de pontos de vacinação contra a dengue; serão 44 no total

5 min read
0
0
16

A vacinação contra a dengue em Fortaleza será reforçada, a partir desta quarta-feira (11), com a ampliação dos postos de saúde que ofertam o imunobiológico. A Prefeitura vai aumentar de 19 para 44 locais, um acréscimo de 25 unidades.

O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 07h30 às 18h30; nos finais de semana e feriados, dois postos abrem exclusivamente para vacinação (confira aqui os locais de vacinação). Nessas unidades, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) garante o acesso da imunização para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), obedecendo aos critérios de priorização ministerial.

A vacina disponibilizada é do laboratório Takeda, baseada na tecnologia do vírus vivo atenuado, e oferece proteção contra os quatro sorotipos da dengue (1, 2, 3 e 4). “A aplicação dessa vacina representa um avanço importante, e a participação ativa dos pais e responsáveis é fundamental para alcançarmos uma cobertura vacinal abrangente”, destaca a coordenadora de Imunização de Fortaleza, Vanessa Soldatelli.

Esquema vacinal

O esquema vacinal é composto por duas doses (D1 e D2), com intervalo de três meses entre elas, permitindo que o sistema imunológico se fortaleça progressivamente contra os sorotipos do vírus.

Crianças infectadas com dengue devem aguardar seis meses após a recuperação para iniciar o esquema vacinal. Caso a criança contraia a doença após a D1, o intervalo de três meses para a D2 não é alterado; no entanto, a D2 não deve ocorrer em um período inferior a 30 dias do início da doença.

Balanço

O Município recebeu 38 mil doses da vacina até o momento. A campanha foi iniciada em 13 de maio deste ano e, até o dia 05 de setembro, 7.774 doses foram aplicadas referentes à primeira dose. O quantitativo é apenas 5% da cobertura vacinal, que tem um público estimado em 154 mil crianças e adolescentes. O período para aplicação da segunda dose também já teve início, com 596 doses aplicadas até o dia 05 de setembro. Portanto, o público-alvo precisa estar atento para completar o esquema vacinal.

Contraindicações

Hipersensibilidade à substância ativa

Pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles recebendo terapias imunossupressoras como quimioterapia ou altas doses de corticosteroides sistêmicos dentro de quatro semanas anteriores à vacinação.

Pessoas com infecção por HIV sintomática ou infecção por HIV assintomática quando acompanhada por evidência de função imunológica comprometida;

Grávidas ou lactantes.

Cenário epidemiológico

Entre janeiro e 10 de agosto deste ano, foram confirmados 1.866 casos de dengue. Além da vacinação, é fundamental que as pessoas estejam atentas à eliminação dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Medidas simples, como a eliminação de água parada em recipientes e a manutenção da limpeza de caixas d’água e calhas, são fundamentais para prevenir a proliferação do vetor.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

Verifique também

Ceará vence o Vitória no Presidente Vargas e sobe para 5º na Série A do Brasileirão

Neste sábado (3), o Ceará venceu o time do Vitória por 1 a 0 no Presidente Vargas e subiu …