
A pré-estreia do filme “Saudosa Maloca”, produção inspirada na vida e obra do cantor Adoniran Barbos, acontece nesta terça-feira (19), às 19h, no Cineteatro São Luiz. Com presença do diretor Pedro Serrano e do ator cearense Gero Camilo, após a exibição haverá um bate-papo com o público.
Na produção, o músico e ator Paulo Miklos interpreta Adoniran. O elenco ainda conta com nomes como Gero Camilo, Gustavo Machado, Leilah Moreno, Sidney Santiago Kuanza e Carlos Gimenez.
Segundo a sinopse, a comédia conta a história do compositor Adoniran Barbosa e das nostálgicas histórias bem humoradas de uma São Paulo que já não existe mais. Os “causos” de Adoniran e dos dois amigos Mato Grosso (Gero Camilo) e Joca (Gustavo Machado) refletem a sobrevivência à chegada do progresso à cidade do Bixiga.
Exibido na Mostra de Cinema Internacional de São Paulo, em 2023, a comédia chega aos cinemas brasileiros no dia 21 de março. E em Fortaleza, o filme estreia no Cinema do Dragão também na quinta-feira.
Sobre o filme Saudosa Maloca
No filme, Adoniran (Paulo Miklos), já aos 72 anos, compartilha com o garçom do bar histórias de uma São Paulo que não existe mais. Ele recorda com carinho os amigos Matogrosso (Gero Camilo) e Joca (Gustavo Machado), vivendo em uma maloca que já não existe, ambos apaixonados por Iracema (Leilah Moreno).
Enquanto ela trabalha como balconista, os dois tentam escapar do trabalho árduo para viverem de maneira mais descontraída. No entanto, a ameaça do “pogréssio” surge quando o bairro do Bixiga passa por transformações.
A narrativa aborda a sobrevivência à pobreza e à fome por meio do samba, mas o modo de vida dos personagens é ameaçado pelas mudanças no bairro. Adoniran e Cícero, à medida que compartilham suas histórias, testemunham o crescimento descontrolado da metrópole, que continua a marginalizar sua população. A especulação imobiliária e os despejos são elementos que pintam um quadro da paisagem desigual da cidade.
Combinando drama e fantasia, o filme resgata uma São Paulo lírica do passado, imortalizada nas músicas de Adoniran Barbosa. O diretor Pedro Serrano afirma que o filme “conta uma história brasileira, mas essencialmente paulista. É um tributo à obra de um dos maiores sambistas de São Paulo e também uma reflexão sobre questões sociais importantes da cidade”.

Serviço:
Pré-estreia “Saudosa Maloca”
- Onde: Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500 – Centro)
- Quando: terça-feira, 19, às 19 horas
- Quanto: R$ 7 (meia-entrada) e R$ 14 (inteira)
- Vendas: no Sympla
Veja trailer do filme: