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Pix já é o meio de pagamento mais usado por clientes de pequenos negócios no País

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O Pix já é o meio de pagamento mais utilizado pelos clientes dos pequenos negócios. A ferramenta digital é a principal forma de recebimento para 42% dos empreendedores e está à frente de outras modalidades, como dinheiro e cartões de crédito e débito. Os dados são de uma pesquisa inédita realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Batizada de Pulso dos Pequenos Negócios, a primeira edição do levantamento ouviu, entre o fim de agosto e as duas primeiras semanas de setembro, mais de 6 mil empresários de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

Separados por porte, o Pix encontra seu melhor desempenho entre os microempreendedores individuais (MEIs): 51% deles afirmam que esse é principal meio de pagamento utilizado em suas vendas. Entre as micros empresas, o Pix é o principal meio para 28% dos entrevistados.

“Já havíamos percebido esse movimento de crescimento do Pix em pesquisas anteriores e, agora, constatamos que o meio digital vem ocupando, cada vez mais, lugar de destaque entre as formas de pagamento usadas pelos empreendedores”, destaca o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Levantamento realizado pelo Sebrae no início do ano já havia detectado que nove em cada dez empreendedores de pequeno porte já estavam aceitando pagamentos via Pix.

Segmentos

De acordo com a pesquisa, os MEIs são os que mais recebem pagamento via Pix. De cada dez microempreendedores individuais, cinco tem no Pix a principal forma de recebimento, 20% no crédito, 15% no dinheiro e 5% no débito.

Já entre os donos de micros e pequenas empresas, as vendas via Pix não são a principal forma de recebimento, mas estão em segundo lugar e representam 28%, quantidade bem próxima a do cartão de crédito que corresponde a 30%.

“É um sistema ágil, que não onera o consumidor, mais barato que uma taxa de cartão e que pode ser usado 24 horas por dia”, acrescenta Carlos Melles.

Dinheiro

Apesar do crescimento no uso do Pix no Brasil, muitos consumidores ainda preferem realizar pagamentos com dinheiro. Segundo levantamento do Instituto Locomotiva com o Banco24Horas, mais de 60% das pessoas entrevistadas usam dinheiro físico em seus pagamentos. A concentração é maior nas classes D e E, em que a desbancarização é maior.

Entre as motivações para usar somente o dinheiro de papel, 20% dos entrevistados afirmam que frequentam estabelecimentos que só aceitam o dinheiro físico. Outros 16% são guiados pelo costume e 15% dizem que querem obter descontos.

Segurança (11%) e controle dos gastos (9%) também foram citados. A pesquisa aponta ainda que 86% dos entrevistados utilizam caixa eletrônico, sendo que 53% usam o equipamento uma vez por mês e 42% fazem operações de saque no dia a dia.

*Com informações da Folhapress

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