
Pessoas que estão em busca de emprego podem utilizar o metrô e o VLT gratuitamente, por meio do Programa VaiVem Livre, iniciativa do Governo do Ceará. O programa oferece 40 passagens por mês para quem está desempregado e atende aos seguintes critérios: ter mais de 18 anos, morar na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e procurar emprego em uma cidade da RMF diferente daquela onde reside.
Para solicitar o benefício, é preciso se cadastrar em uma unidade do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), apresentando RG, CPF e a Carteira de Trabalho. Os documentos podem ser físicos ou digitais. As passagens gratuitas podem ser usadas nas linhas Sul (metrô) ou Oeste (VLT), que atendem as cidades de Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba e Caucaia. Já na Linha Nordeste – que vai da Parangaba ao Mucuripe –, todos os embarques são gratuitos, para qualquer passageiro, sem necessidade de cadastro ou cartão.
Cartão VaiVem
Os beneficiários cadastrados têm acesso aos trens por meio do Cartão VaiVem. Quem realiza o cadastro nas unidades do IDT localizadas no Centro de Fortaleza, em Antônio Bezerra, Messejana ou Maracanaú recebe o cartão na hora. Já os cadastrados em outras unidades recebem o cartão em casa, pelos Correios, alguns dias após o atendimento.
Estudantes que se deslocam entre diferentes cidades da Região Metropolitana de Fortaleza para irem aos locais de estudo também têm direito ao benefício. Todas as informações e orientações estão disponíveis no site www.vaivem.ce.gov.br.