
A Fecomércio-CE, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), divulga, nesta quarta-feira (30) os resultados da Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia das Mães em Fortaleza. Considerada a segunda data mais importante para o varejo da capital, a ocasião promete movimentar R$ 422 milhões este ano, um crescimento de 7,4% em relação a 2024.
De acordo com o levantamento, 58,5% dos consumidores da capital pretendem ir às compras, com um gasto médio estimado de R$ 282 por presente. A pesquisa mostra ainda que 60,2% dos consumidores devem adquirir pelo menos dois presentes, sinalizando boas expectativas para o comércio.
A diretora institucional da Fecomércio Ceará, Cláudia Brilhante, destaca que o Dia das Mães é uma data âncora do primeiro semestre do ano e só está atrás do Natal em expectativa de consumo, movimentando segmentos relevantes para a atividade varejista, tais como artigos de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e perfumaria. O crescimento de 7,4% em relação ao ano passado, segundo ela, indica maior confiança do consumidor, recuperação do poder de compra e otimismo em relação à data comemorativa.
“O potencial de movimentação inclui não só o comércio como o setor de serviços, como bares e restaurantes. Além de comprar presentes, mais de 60% das famílias também vão comemorar o Dia das Mães em casa e fora, aquecendo os serviços de alimentação e restaurantes de uma forma geral”, explica Brilhante.
Tendências e comportamento de compra
O levantamento aponta que o Dia das Mães será, para a maioria (73%), comemorado em casa com parentes ou amigos, enquanto 14% planejam celebrar em restaurantes.
Em relação ao comportamento de compra, os shopping centers aparecem como principal destino dos consumidores (36,6%), seguidos pelas lojas de rua (27,9%) e pelo comércio eletrônico (10%).
De acordo com a pesquisa, os produtos mais citados pelos consumidores são: Artigos de vestuário e acessórios (38,1%); Cosméticos e itens de perfumaria (37,5%); Calçados, cintos e bolsas (11,3%); Chocolates, doces e bombons ( 9,1%); Flores (8,8%); Joias e bijuterias (8,6%); Eletroportáteis (7,8%).
A pesquisa mostra uma preferência de pagamento à vista, modalidade escolhida por 65,0% dos entrevistados e que reflete uma abordagem mais conservadora, enquanto 41,5% optam pelo cartão de crédito, indicando uma disposição para parcelamento ou aproveitamento de benefícios relacionados aos programas de fidelidade. O Pix Parcelado, inovação lançada no final do ano passado, foi citado por 1,0% dos entrevistados.
Quanto às datas de compra, a maior parte (48,7%) não tem um dia específico em mente. No entanto, os sábados (32,7%) emergem como preferidos, seguidos por sexta-feira (11,0%) e domingo (9,8%). Essa informação pode orientar estratégias de promoção e eventos de vendas aos finais de semanas, quando o comércio deverá experimentar maior movimentação.
Como economizar na compra de presentes
Para ajudar no planejamento financeiro para o Dia das Mães, Cláudia Brilhante reforça a importância de estabelecer um orçamento específico e adotar práticas que ajudem a evitar gastos excessivos.
“Inicialmente, determine um valor total destinado à data e divida-o entre despesas com presentes e celebrações, considerando que ambas impactam o orçamento. Em seguida, faça uma lista de prioridades, identifique os itens essenciais e desejáveis, e pesquise preços e promoções em diferentes estabelecimentos, avaliando as vantagens entre compras em shopping centers e lojas de rua”, recomenda.
Outra dica importante é optar por métodos de pagamento que ofereçam maior controle financeiro, como o pagamento à vista, para evitar juros e dívidas desnecessárias. “Caso o parcelamento seja necessário, prefira opções sem acréscimos significativos”, orienta a diretora.
Além disso, ela recomenda antecipar as compras para aproveitar descontos e evitar decisões impulsivas em períodos de alta demanda. “Por fim, mantenha um registro das despesas previstas e realizadas, revisando o planejamento sempre que necessário. Assim, é possível celebrar a data com alegria, sem comprometer a saúde financeira”, finaliza Brilhante.