Home Saúde Obesidade: novo remédio para diabetes reduz peso em até 16%

Obesidade: novo remédio para diabetes reduz peso em até 16%

3 min read
0
0
93

A farmacêutica Eli Lilly informou que seu medicamento experimental contra a diabetes tipo 2 ajudou pacientes com obesidade ou sobrepeso a perderem até 15,7% do peso corporal. Os resultados foram encontrados em um grande estudo que está em fase avançada.

Os voluntários que receberam uma alta dose do medicamento Mounjaro – também conhecido como tirzepatida – perderam, em média, 15 quilos ao final de 72 semanas. A pesquisa contou com 938 adultos com obesidade ou sobrepeso e diabetes tipo 2.

Cerca de 82% das pessoas que usaram a dose de 10 mg e 86,4% das que fizeram uso de 15 mg perderam pelo menos 5% do peso corporal, em comparação com 30,5% dos indivíduos do grupo placebo que também perderam peso.

Entre os participantes com dosagem de 10 mg houve uma médias de perda de 13,4% do peso (13,5 kg). Nos do grupo com dose de 15 mg, a redução alcançada foi de 15,7% (15,6 kg), em comparação com os que usaram placebo, onde a redução média foi de 3,3%, ou 3,2 kg.

O novo medicamento trouxe resultados mais eficientes do que os do Ozempic, remédio para diabetes que vem sendo usado “off label” para a perda de peso. Uma pesquisa publicada no New England Journal of Medicine, em 2021, mostrou que a semaglutida – substância do Ozempic – proporcionou uma perda de até 14,9% do peso.

Os eventos adversos relatados com mais frequência foram náuseas, diarreia, vômitos e constipação. Eles ocorreram com mais frequência durante o período de mudança da dose e eram, geralmente, de gravidade leve a moderada.

Fatores de risco

O sobrepeso e a obesidade são considerados os principais fatores de risco que levam à diabetes tipo 2. Isso porque a gordura corporal provoca resistência à insulina. O controle de peso é indicado para complementar o tratamento do diabetes.

Fonte:https://www.metropoles.com/saude/concorrente-do-ozempic-novo-remedio-para-diabetes-reduz-peso-em-16

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

Verifique também

Especialistas orientam sobre os cuidados ao consumir chás ou fitoterápicos

Ao contrário do que muitos pensam, o dito popular “Se é natural, não faz mal” é falso. Ass…