Home Agenda “O Ceará de José de Alencar”: Mestre da Cultura cearense, João Pedro do Juazeiro abre nova exposição na Galeria Ramos Cotoco

“O Ceará de José de Alencar”: Mestre da Cultura cearense, João Pedro do Juazeiro abre nova exposição na Galeria Ramos Cotoco

6 min read
0
0
32

O Theatro José de Alencar recebe na Galeria Ramos Cotoco (CENA TJA), a exposição “O Ceará de José de Alencar: Xilogravuras de Mestre João Pedro do Juazeiro”. A mostra, gratuita, segue com visitação até 25 de março, sempre de terça a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 14h às 19h.

Sobre a exposição

“O Ceará de José de Alencar” traz um olhar visual e artístico sobre a obra “Iracema”, a cultura nordestina e a identidade cearense. Por meio das xilogravuras do Mestre João Pedro do Juazeiro, a mostra percorre o universo literário de José de Alencar, as tradições do sertão e as figuras emblemáticas da nossa terra, como Padre Cícero Romão Batista.

Foto: Ascom TJA

Mais do que uma homenagem, esta exposição celebra a riqueza cultural do Ceará, destacando seu patrimônio histórico, artístico e artesanal. E o palco dessa celebração não poderia ser outro: o Theatro José de Alencar, um verdadeiro ícone da arte e da arquitetura, que há mais de um século ilumina nossa história e mantém viva a essência cultural do Estado. Ao longo dos anos, esse espaço tem sido palco de grandes espetáculos, exposições, homenagens, oficinas e formações, reafirmando seu papel na preservação e difusão da arte cearense.

Esta exposição marca o início das comemorações da obra “Iracema”, homenageando não apenas José de Alencar, mas também o pesquisador e escritor cearense Gilmar de Carvalho (in memoriam), um grande defensor da cultura popular nordestina. Além disso, presta tributo à cidade de Fortaleza – prestes a completar 299 anos -, exaltando sua trajetória e importância no cenário cultural brasileiro. “O Ceará de José de Alencar” é um presente para a Cidade e um convite à reflexão sobre nossas raízes. Com ela, reafirmamos o compromisso com a preservação e a valorização da cultura local.

Sobre João Pedro do Juazeiro

Nascido no município de lpaumirim (CE),em 1964, é xilógrafo, poeta cordelista, escritor, editor, pesquisador e arte-educador. Membro da Academia de Letras do Brasil, ocupa a cadeira de número 23, cujo patrono é Artur Benevides. Como xilógrafo, recebeu várias premiações, tais como: Prêmio de Xilogravura, 5° Salão Norman Rockwell da Gravura e do Desenho Ibeu-CE (Fortaleza/CE, 1999).

É o criador do Xilocordel (2002), premiado no Salão de Arte do Sesc Piracicaba (SP), no Salão de Arte NaÏf Sesc Ceará e ainda no Salão da Cagece (2009), Comenda Antônio Conselheiro (2016) – Prêmio Mais Cultura na Literatura de Cordel Patativa do Assaré (2010) – MinC, Projeto “Xilocordel Patativa do Assaré”.

Possui vários projetos sociais aprovados, sendo os principais: Programa BNB de Cultura (2005), Projeto “Xilogravura – A Arte de Gravar – Programa BNB de
Cultura (2008), Projeto Xilocordel “Arte e Cultura”.

Já expôs e ministrou oficinas internacionais (Alemanha, França, Portugal e Cabo Verde). Possui dezenas de exposições e oficinas ainda no Sul do País e todo o Norte-Nordeste do Brasil. É Tesouro Vivo da Cultura Popular do Ceará, Mestre da Cultura do Ceará em Xilogravura e Cordel com homenagens pela FENACCE (2019) e Escola Thomaz Pompeu Sobrinho (2023). Possui o título de Cidadão Juazeirense (2023).

Serviço

[EXPOSIÇÃO] “O Ceará de José de Alencar”: Xilogravuras de Mestre João Pedro do Juazeiro

Local: Galeria Ramos Cotoco/ CENA TJA (Rua 24 de Maio, 600, Centro)

Visitação: até 25 de março

Horários: de terça a sexta, das 9h às 19h, aos sábados e domingos, das 14h às 19h

Classificação: Livre

Gratuito

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Agenda

Deixe um comentário

Verifique também

CAIXA Cultural Fortaleza recebe segunda edição do Festival Danças de Enfrentamento

Começa nesta quinta-feira, 1° de maio, o Festival Danças de Enfrentamento – 2ª edição, que…