
Mais desenvolvimento para a Região Norte do estado. O primeiro voo comercial no novo aeroporto de Sobral, na Região Norte do Ceará, pousa nesta segunda-feira (27). Inaugurado em abril de 2022, o aeroporto Dr. Luciano de Arruda Coelho teve autorização para voos comerciais apenas em janeiro deste ano pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Com certificação para receber voos comerciais homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Aeroporto Regional de Sobral Luciano de Arruda Coelho passa a contar com frequências da companhia aérea três vezes por semana, fazendo ligação com Fortaleza. O Aeroporto Coronel Virgílio Távora permanece aberto ao tráfego aéreo até que seja concluída a transferência dos voos para o novo terminal.
“O voo regional da Azul em Sobral é fruto de um esforço nosso para o desenvolvimento dos voos regionais em todo o estado. Temos a convicção de que isso vai ser de grande importância para alavancar a economia do Ceará”, destaca o governador Elmano de Freitas, presente no primeiro desembarque de voo comercial no novo terminal.
A operação da Azul em Sobral já acontecia antes do novo equipamento, ocorrendo, até então, no antigo aeroporto Coronel Virgílio Távora.
O voo será operado pela Azul Conecta, no Cessna Grand Caravan. A aeronave que fará a rota é o Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove passageiros.
A frequência dos voos ocorrerá três vezes por semana, nas segundas, quartas e sextas, saindo de Fortaleza sempre às 5h40min, e retornando de Sobral para a capital cearense nos mesmos dias, às 7h10min.
Segunda a secretária de turismo, Yrwana Albuquerque, a chegada de voos comerciais ao novo aeroporto de Sobral trará muitos benefícios, já que além de reduzir distância e tempo, facilita as viagens a negócios, saúde e turismo.
“O município de Sobral cumpre um papel estratégico em nosso estado, sendo a segunda maior economia do interior. Então essa iniciativa vem para ampliar o impacto econômico as cidades da região, além de fazer parte da estratégia de governo que é interiorizar o turismo, gerando emprego e renda para todo o Ceará”, disse Albuquerque.
Estrutura
Construído pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e administrado pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), o novo aeroporto está instalado em uma área de 180 hectares e conta com pista de pouso e decolagem com 1,8 km de extensão.
O equipamento também dispõe de pátio de aeronaves, pistas de taxiamento, balizamento noturno e terminal de passageiros, além de de salas de espera, embarque e desembarque, administração, balcões de check-in, controle de voo, além de banheiros, espaço para quiosques, lanchonete, unidade de combate a incêndios e usina fotovoltaica.

Operação dos voos
A partir de acordo firmado entre o Governo do Ceará e a Azul Linhas Aéreas em agosto de 2022, a empresa opera, desde novembro de 2022, voos entre a Capital e quatro aeroportos regionais estaduais: São Benedito, Iguatu, Crateús e Sobral. Além dessas cidades, a companhia tem frequências envolvendo Jericoacoara, Juazeiro do Norte e Aracati.