Home Economia MPE do segmento de alimentação fora do lar mostram recuperação

MPE do segmento de alimentação fora do lar mostram recuperação

2 min read
0
0
134

As micros e pequenos empresas (MPE) do segmento de alimentação fora do lar continuam se recuperando da crise causada pela Covid-19, mas ainda não voltaram ao mesmo nível de faturamento mensal registrado antes da pandemia. A maior dificuldade enfrentada pelas empresas do setor é o aumento de custos (Insumos/Mercadorias, Energia, Combustíveis, Aluguel).

Além da inflação, outro fator que tem impactado diretamente são as dívidas. Conforme pesquisa realizada pelo Sebrae, 72% dessas micro e pequenas empresas possuem dívidas, sendo que dos endividados, 56% estão em atraso.

Os pequenos negócios representam 97,8% do setor de Alimentação Fora do Lar. Ao todo, são mais de 1,3 milhão de CNPJs ativos entre microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência, em 2020, cerca de 317 mil dessas micro e pequenas empresas contratavam funcionários e foram responsáveis por gerar mais de 900 mil empregos.

A pesquisa feita pelo Sebrae revelou que os principais investimentos feitos pelas MPE de alimentação fora do lar foram em máquinas e equipamentos (exceto informática), Instalações e Ampliação do espaço físico, o que pode indicar, além de uma busca pelo aumento da produção, um otimismo em relação à volta dos clientes aos espaços físicos. Apesar disso, as vendas online (redes sociais, aplicativos ou internet) permanecem estáveis e acima dos níveis de antes da pandemia, demonstrando que é uma modalidade que chegou para ficar.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Economia

Deixe um comentário

Verifique também

Universidade promove ação para auxiliar contribuintes no preenchimento da declaração do imposto de renda

A Universidade de Fortaleza – instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz -, por…