
Os promotores de justiça que atuaram no Caso Curió vão receber uma importante premiação internacional: o Special Achievement Award 2024.
A informação é do ex-procurador-geral de justiça, Manuel Pinheiro, divulgada pelo jornalista Eliomar em seu blog. Foram 13 casos importantes do mundo todo e a atuação dos promotores cearenses nesse caso estava entre os três finalistas.
Manuel Pinheiro está presidindo encontro do International Association of Prosecutors (IAP), que congrega e representa procuradorias-gerais e associações de classe em 177 países. Tem, inclusive, status de órgão consultivo da ONU em matérias relativas ao Ministério Público e ao sistema de Justiça. Ele é, atualmente, vice-presidente dessa organização representando a América Latina.
Os promotores de justiça do Ceará vão ser homenageados em setembro, quando ocorrerá a Conferência Mundial do Ministério Público em Baku, no Azerbaijão.
“Uma justa homenagem por um trabalho muito bem feito e corajoso”, destaca Manuel Pinheiro, que, na épóca, era o procurador-geral de justiça do Estado.
Essa prêmio foi dado no passado para a Procuradora-Geral da República após o julgamento do Caso Mensalão.
Caso Curió
A Chacina do Curió, que deixou 11 mortos em Fortaleza, em 2015, teve seis policiais militares condenados. Devido à complexidade do caso, o julgamento foi dividido em etapas: três delas foram concluídas, e outras devem ser realizadas em 2024.
Além dos policiais sentenciados à prisão, 14 foram absolvidos dos crimes. As vítimas foram assassinadas por PMs entre a noite do dia 11 de novembro e a madrugada do dia 12 de novembro de 2015. A maioria das vítimas tinha de 16 a 18 anos, sem passagens pela polícia.
Fonte: Blog do Eliomar.