Home Turismo Melhorias para estrutura do Complexo da Sabiaguaba fortalecem o Turismo na capital

Melhorias para estrutura do Complexo da Sabiaguaba fortalecem o Turismo na capital

5 min read
0
0
13

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e da Superintendência de Obras Públicas (SOP), realizou, na manhã da última sexta-feira (11), a inauguração do novo piso do Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba, no litoral leste de Fortaleza. O evento contou com a presença da secretária da Sema, Vilma Freire, do superintendente de Obras Públicas, Valdeci Rebouças, do gestor do complexo da Sabiaguaba, Caio Quinderé, entre outros participantes.

“A sustentabilidade ambiental é uma das principais bandeiras dessa gestão do governador Elmano, e a SOP, em cada obra que executa, também é sensível a esse tema. Por isso, eu só tenho a agradecer ao Valdeci, à diretoria e a todos que fazem parte da equipe da SOP, pela entrega dessa reforma em tempo recorde. São pessoas altamente comprometidas com o serviço público, e nós, como cidadãos, temos o direito e o dever de cuidar e preservar essa área tão rica que é a Sabiaguaba, importante para o Meio Ambiente, para a Cultura e o Turismo”, agradeceu a secretária Vilma Freire.

“Supervisionamos essa obra continuamente para garantir que o investimento feito pelo Governo do Estado aqui atraia não somente mais turistas, como também proporcione a vocês, que tiram seu sustento da Sabiaguaba, mais oportunidades de trabalho e renda. Portanto zelem, cuidem do patrimônio público que pertence a vocês”, pediu Valdeci Rebouças aos profissionais do complexo.

Na ocasião, ainda houve o plantio de mudas na horta comunitária próxima aos 16 quiosques que integram o complexo, e uma visita ao Centro de Memória Raízes da Sabiaguaba, espaço que retrata a história das comunidades pesqueiras originárias da região.

Desenvolvimento Sustentável

O centro turístico, que possui quase 25 mil m² e faz parte do Parque Estadual do Cocó, teve o assoalho das áreas de alimentação e do pier totalmente recuperados, no intuito de oferecer mais comodidade aos moradores da região, visitantes e permissionários que atuam no equipamento. Além disso, a estrutura composta de madeira Ipê traz mais segurança, já que é adaptada ao fluxo de turistas e ao clima de maresia local.

O investimento estadual na reforma do piso do complexo foi de R$ 1,4 milhão. Em 2022, cerca de R$ 11,5 milhões já tinham sido destinados à revitalização da área. Equipamento onde se desenvolve uma série de atividades ligadas ao Ecoturismo e à Educação Ambiental, o Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba é administrado pela Sema, em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) e com a participação da comunidade local.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

24.403 estudantes cearenses foram aprovados no Ensino Superior em 2024

Comemorando um resultado positivo na educação da rede pública cearense, nesta terça-feira …