Home Cidade Manifestantes protestam contra criação da taxa do lixo em Fortaleza

Manifestantes protestam contra criação da taxa do lixo em Fortaleza

2 min read
0
0
104

Na manhã desta quarta-feira (14), manifestantes realizam protesto na sede da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) contra a Taxa do Lixo na capital, que propõe a cobrança de uma tarifa pelo serviço de manejo de resíduos sólidos urbanos.

Aos gritos de “Abaixo à taxa do lixo!”, a população usou cartazes e faixas com frases, como “Jogue a taxa no lixo” e ‘Taxa do lixo não”. Os manifestantes chegaram a entrar nas galerias da Câmara como forma de pressionar os vereadores presentes.

Foto: Reprodução/O POVO

Caso seja aprovada e entrar em vigor, os contribuintes de Fortaleza que não sejam de baixa renda vão pagar valor de R$ 258 a R$ 1.600, dependendo da quantidade de lixo que produz e do tamanho do terreno. O projeto de lei prevê que o valor poderá ser parcelado em até 12 vezes.

As comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Orçamento da Câmara Municipal aprovaram na última segunda-feira (12), o projeto de criação da cobrança da taxa de lixo. Para passar a valer, o projeto precisa ainda ser aprovado no plenário da Câmara e sancionado pelo prefeito José Sarto.

Foto: Reprodução/O POVO

Cinco dos 11 vereadores que votaram na segunda, cinco foram a favor do projeto e seis contra; no entanto, dois dos parlamentares que se manifestaram pela aprovação da taxa de lixo têm peso dois – ou seja, o voto de cada deles vale por dois – por serem membros de duas comissões.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

Verifique também

Temporada da rinite: mudanças climáticas desencadeiam os sintomas da doença

As variações bruscas de temperatura ao longo do dia causam um prejuízo para a saúde da pop…