Home Geral ‘Lua de Sangue’: Eclipse total da Lua acontece na próxima sexta-feira (14) e poderá ser visto do Brasil

‘Lua de Sangue’: Eclipse total da Lua acontece na próxima sexta-feira (14) e poderá ser visto do Brasil

3 min read
0
0
12

Na madrugada da próxima sexta-feira (14) espectadores do Brasil inteiro poderão acompanhar o primeiro eclipse total da Lua de 2025.

De acordo com a agência aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa), este será o primeiro eclipse lunar total desde 2022. Isso quer dizer que o Sol, a Terra e Lua estarão alinhados e a Lua passará na sombra da Terra.

O fenômeno também deve ser visto em toda a América do Norte, Central e do Sul. Ao longo da noite, a Lua sumirá com a sombra da Terra passando na frente.

“Não é necessário nenhum equipamento especial se as nuvens cooperarem. Afastar-se das luzes brilhantes lhe dará uma visão melhor, assim como utilizar binóculos”, orienta a agência.

O fenômeno criará o efeito de “lua de sangue”, quando o astro aparece avermelhado no céu. Essa coloração se dá porque a Lua fica posicionada por completo na parte mais escura da sombra da Terra, chamada umbra.

“A parte da luz solar que passa pela atmosfera da Terra alcança a superfície da Lua, iluminando-a fracamente”, diz a Nasa em uma publicação sobre o fenômeno.

“Cores com comprimentos de onda mais curtos — os azuis e violetas — se dispersam mais facilmente do que cores com comprimentos de onda mais longos, como vermelho e laranja. Como esses comprimentos de onda mais longos atravessam a atmosfera da Terra, e os comprimentos de onda mais curtos se dispersaram, a Lua aparece laranja ou avermelhada”, detalha a agência.

O evento atingirá sua totalidade por volta das 3h da manhã (horário, de Brasília), quando a sombra da Terra cobrirá completamente a Lua, que ficará avermelhada devido à ausência de luz solar direta.

“É o mesmo fenômeno que torna o pôr do Sol vermelho. É como se a luz do Sol fosse filtrada pela nossa atmosfera e sobrasse esse vermelho que espalha a luz do Sol que incide sobre a Lua”, diz Alessandra Abe Pacini, cientista do grupo de Física Espacial da Universidade do Colorado.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Geral

Deixe um comentário

Verifique também

CAIXA Cultural Fortaleza recebe segunda edição do Festival Danças de Enfrentamento

Começa nesta quinta-feira, 1° de maio, o Festival Danças de Enfrentamento – 2ª edição, que…